DEN abre workshop para fortalecer o trabalho parlamentar

Na quarta-feira (30/09), o presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, e o diretor de Assuntos Parlamentares, Célio Diniz, abriram o Workshop Trabalho Parlamentar nas Bases, realizado em Brasília. O evento, que foi divido em dois dias de programação, teve início com uma apresentação do analista político e diretor de Documentação do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Antônio Queiroz (Toninho do Diap), e contou com a participação de 119 Auditores Fiscais de todo o Brasil.

A situação da conjuntura política foi destacada pelo palestrante como um dos pontos que devem ser observados com clareza na hora de iniciar uma negociação com o Congresso Nacional. E hoje, para o palestrante o cenário engloba um Governo fraco, um Congresso corporativo, um judiciário midiático e uma cobertura por parte da imprensa tendenciosa, que opta pelo discurso do mercado.

Toninho esclareceu que um bom trabalho parlamentar precisa primeiramente ser feito nos estados, com os filiados de base construindo uma relação de aproximação e confiança com o parlamentar local. Para Antônio Queiroz, outro fator que fortalece a atuação parlamentar é o planejamento e o conhecimento do perfil de cada deputado ou senador.

O Sindifisco Nacional tem realizado um trabalho permanente no Congresso e, nesse sentido, o presidente Cláudio Damasceno pontuou os avanços conquistados para a categoria nos últimos meses. Ele esclareceu que até hoje, nenhuma negociação foi feita com o Governo e com os parlamentares em desfavor do trabalho do Auditor Fiscal. "A PEC 102 está ganhando força na Câmara, com indicativo de apresentação do relatório na CCJ com os pontos defendidos pelo Sindicato. Sobre a PEC 443, temos feito um trabalho efetivo e preventivo no Senado para que quando o texto chegar à pauta dos senadores, ele seja alterado e seja reconhecida a inclusão dos Auditores Fiscais no texto. Além disso, foi criado um grupo de trabalho na Receita Federal do Brasil para mudar o regimento interno que vai receber as orientações do Sindifisco Nacional", resumiu.

Cláudio falou ainda da atuação do Sindicato na negociação da minuta de medida provisória para o cargo que se concentrou unicamente na defesa dos interesses da categoria. "Não aceitamos o que foi proposto pelo Governo porque o texto apresentado pela Receita era diferente do que tinha sido acordado anteiormente", concluiu.

Na quinta-feira (1º/10), o Workshop Trabalho Parlamentar nas Bases continua com uma apresentação sobre as principais pautas da Classe no Congresso, apresentações de exemplos das Delegacias Sindicais e a criação de grupos de discussão entre os Auditores.

 
Conteúdos Relacionados