Delegados tomam decisões relevantes para o fortalecimento do movimento

Dando continuidade às deliberações sobre as propostas apresentadas pelas DS (Delegacias Sindicais) para a continuidade do movimento de mobilização pela Campanha Salarial 2012, os delegados sindicais de base presentes à Plenária Nacional tomaram decisões relevantes, na manhã de quarta-feira (17/10), com o objetivo de fortalecer as ações da Classe.

Entre as propostas aprovadas pelos delegados está a que sugere que a DEN (Diretoria Executiva Nacional), de forma orquestrada e em conjunto com as DS, organize desde já a entrega efetiva dos cargos de chefia, com a ampla divulgação aos filiados e comunicação à RFB (Receita Federal do Brasil). De acordo com a proposta, o protocolo administrativo com o pedido de afastamento do cargo deverá ser efetivado por todas as chefias em fevereiro de 2013 em uma mesma data. A proposta foi de iniciativa da DEN em conjunto com a DS/Caxias do Sul (RS).

Outro item aprovado recomenda que os Auditores-Fiscais não participem de eventos e atividades promovidos pela RFB, por mais simples que sejam, e nem participem de eventos do órgão cuja participação dependa de voluntários.

Também foram deliberadas, e encaminhadas como recomendação para o CNM (Comando Nacional de Mobilização) e à DEN, propostas relativas a ações para a continuidade do movimento de mobilização que impactam na atividade aduaneira e no gerenciamento da meta fiscal. Além de recomendações que sugerem a realização de novas paralisações, maior efetividade na divulgação das atividades em prol da Campanha Salarial, bem como o envio para os filiados da cartilha com informações técnicas sobre o movimento, produzida pelo CNM.

Entre as recomendações está a que propõe o não desembaraço na zona primária em um dia na semana e a manutenção da operação-padrão nos demais dias. A proposta foi encaminhada como recomendação do CNM, devido às peculiaridades de cada uma das unidades aduaneiras nas diversas regiões do país.

As deliberações acerca das propostas de ações para essa nova fase da mobilização da categoria prosseguem na tarde de quarta-feira.