Delegados Sindicais discutem mobilização e apresentam propostas para a Direção Nacional e para o CNM

Reunidos em Belo Horizonte (MG) na quarta-feira (2), os presidentes e vice-presidentes das Delegacias Sindicais relataram o estado de mobilização dos Auditores-Fiscais na 6ª e 7ª Região Fiscal. A discussão foi coordenada pelo presidente do Sindifisco Nacional, Isac Falcão, que convidou o coordenador do Comando Nacional de Mobilização (CNM), Sérgio Aurélio Velozo Diniz, para apresentar um panorama geral do movimento em todo o país.
Ele fez um balanço sobre a entrega dos cargos de chefia e a operação padrão em nível nacional. “Esse movimento surgiu de baixo para cima e está crescendo a cada dia. Há, inclusive, uma adesão inédita das chefias. A vitória depende, então, da unidade da nossa categoria”, resumiu o coordenador do CNM.
Durante o evento, o presidente do Sindifisco Nacional comentou sobre a reunião realizada na terça (1º) com os 10 superintendentes da Secretaria da Receita Federal. “Cobramos a imediata publicação das exonerações que estão acontecendo a ‘conta gotas’, em obediência às orientações do Gabinete”, afirmou Isac.
Propostas das DS
Os dirigentes das DS exortaram, de modo unânime, as ações unitárias do Comando Nacional e dos Comandos Regionais de Mobilização, que, em alguns casos, têm se reunido até duas vezes por dia. Foi recomendado também que a Direção Nacional seja responsável pela interlocução com o público externo, a exemplo da imprensa, e que os Comandos de Mobilização assumam o diálogo com os Auditores-Fiscais.
Os delegados sindicais também apoiaram as ações da Direção Nacional de abrir canais de discussão com as entidades que representam importadores e agentes de comércio exterior. Foi sugerido que iniciativas dessa natureza devem, inclusive, ser implementadas em nível local como forma de os intervenientes econômicos acionarem seus parlamentares e pressionarem o governo federal.
Balanço do segundo Encontro Regional
Encerrado na quarta-feira, o segundo Encontro Regional com as DS foi avaliado de modo positivo pelos presidentes e vice-presidentes que participaram da reunião em Belo Horizonte. A análise de cada DS da 6ª e 7ª Região Fiscal será publicada posteriormente no site e no Boletim Informativo do Sindifisco Nacional.
O terceiro Encontro Regional das DS ocorrerá nos dias 7 e 8 de fevereiro, em Ribeirão Preto.
Ronaldo de Moura, assessor da Presidência do Sindifisco Nacional