Defasagem da Tabela do IR e PEC 555 repercutem na mídia
O estudo do Sindifisco Nacional sobre a defasagem da Tabela de IR (Imposto de Renda) tem sido assunto recorrente na mídia. Nesta terça-feira (26/3), o diretor de Estudos Técnicos da DEN (Diretoria Executiva Nacional), Luiz Antônio Benedito, concedeu entrevista à Rádio BandNews sobre o assunto. O sindicalista disse à emissora que o levantamento deveria ser um incentivo para a reformulação do Sistema Tributário Brasileiro. Clique aqui é ouça a íntegra da matéria.
“Nosso sistema tributário necessita de alguns aprimoramentos. Existem pessoas que pagam pouco, em geral os grandes capitalistas, e pessoas que pagam muito, se a gente for comparar em uma perspectiva de justiça fiscal”, argumentou Luiz Benedito.
A reportagem destacou que o estudo concluiu “que o valor limite de isenção no Imposto de Renda está defasado se comparado a outros indicadores econômicos. O salário mínimo, por exemplo, aumentou 578% nos últimos 17 anos, mas o limite de isenção continuou o mesmo. Em 1996, somente contribuintes com renda tributável superior a nove salários mínimos pagavam IR. Em 2013, qualquer pessoa com renda superior a dois salários mínimos e meio pagam imposto”.
PEC 555 – Luiz Benedito também concedeu entrevista à Rádio Tupi do Rio de Janeiro, no domingo (24/3), sobre o fim da cobrança previdenciária dos aposentados e pensionistas, prevista na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 555/06. Ele explicou que o fim da contribuição não compromete a arrecadação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
“Essa cobrança não implica em valores significativos para o total da arrecadação da previdência, mas onera de forma bastante gravosa o aposentado que já contribuiu durante toda sua vida laboral”, informou o sindicalista. Ouça matéria completa sobre o assunto.