Defasagem da tabela volta ao destaque no site G1
O presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, voltou a destacar na imprensa os prejuízos que a defasagem da tabela do IR (Imposto de Renda) causa aos brasileiros que têm menor poder aquisitivo.
Em matéria do site G1 veiculada na segunda-feira (20/1), o sindicalista ressalta que a defasagem na correção cria uma injustiça fiscal no país. "Em 1996, quem ganhava até nove salários mínimos era isento. Hoje, quem ganha a partir de 2,5 salários mínimos já está contribuindo para o IR", disse.
A matéria destaca a posição do Sindifisco de que a tabela do IR não deveria ser atrelada somente a um índice inflacionário, mas também ao rendimento médio do trabalhador assalariado e a inclusão de deduções como aluguéis e juros das parcelas da casa própria. O texto jornalístico também menciona o estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) sobre o assunto.