Jornal destaca elevação de impostos

Editorial do jornal "A Gazeta Vitória" publicado nesta terça-feira (19/4), trata da elevação de impostos e da defasagem na correção da tabela de IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física). Segundo o texto intitulado “Imposto a mais sobre a renda”, a defasagem da tabela atinge 208,5 mil cidadãos de baixa renda só no estado do Espírito Santo, e 11,8 milhões de pessoas no país. O articulista cita estudo do Sindifisco Nacional,  que aponta a necessidade de uma correção de 71,5%.

O jornal chama atenção para a reforma tributária, prioridade do governo da presidente Dilma Rousseff. Segundo o articulista, a reforma já começou, mas por enquanto tem sido silenciosa. A publicação indica que as mudanças penderam apenas para o lado que a sociedade não esperava: a elevação de impostos.

O texto cita a elevação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), cuja alíquota passou de 2,38% para 6,38% em pouco mais de 100 dias de governo, e demonstra que o Imposto de Renda também foi aumentado. “Isso aconteceu por meio da correção em apenas 4,5%, a partir de abril, da tabela para declaração de pessoa física. Esse percentual está abaixo da inflação de quase 6,5% acumulada nos últimos 12 meses. Evidentemente, isso amplia a defasagem nos valores da tabela".

Conteúdos Relacionados