Programa gerador do Imposto de Renda 2010 está pronto

A RFB (Receita Federal do Brasil) aprovou na sexta-feira (12/2) o programa de computador que será utilizado pelos contribuintes para a declaração do IR (Imposto de Renda) 2010. A informação foi divulgada pela Agência Brasil, agência de notícias do governo federal, no início da tarde.

De acordo com a reportagem, a previsão é de que o aplicativo seja liberado no dia 1º de março, quando começa o prazo para a entrega da declaração. O programa não tem nenhuma mudança significativa com relação ao de 2009 e continuará funcionando em qualquer sistema operacional. O único pré-requisito é que o usuário tenha instalado a chamada máquina virtual Java.

Ainda segundo informações da agência, logo após passar o carnaval, a administração reunirá cerca de 100 servidores para um treinamento nacional. A ideia é que eles atuem como multiplicadores regionais, nivelando os conhecimentos de todo o processo de entrega das declarações.

Vale lembrar que estão obrigadas a declarar o imposto de renda as pessoas físicas que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 17.215,08 no ano passado. As novas regras para a declaração do imposto de renda foram publicadas no Diário Oficial da União de quarta-feira (10/2).

No caso dos contribuintes que tiveram rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, estão obrigados a declarar somente aqueles cujo somatório desses valores ultrapassar a R$ 40 mil.

Conteúdos Relacionados