Décimo e último episódio da série sobre os 100 anos do Imposto de Renda no Brasil está disponível

Foi lançado, nesta terça-feira (30), o episódio 10 da série “Passado e presente nos 100 anos do IR no Brasil”, que fecha essa trajetória histórica sobre o Imposto de Renda.
O vídeo com pouco mais de 14 minutos, sob o título de “Tecnologia no IR”, trata de temas como o serviço de mecanização do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), igual ao do Tesouro dos Estados Unidos; cérebro eletrônico; criação do Serpro; a primeira declaração IRPF processada eletronicamente; o primeiro programa IRPF e Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) para computador; a primeira declaração entregue pela Internet; declarações por telefone, on-line e pré-preenchida e os estágios tecnológicos no IRPF.
É possível assistir a todos os episódios no canal do Youtube do autor do conteúdo, o Auditor-Fiscal Cristóvão B. da Nóbrega. Por acasião da conclusão da série, o Sindifisco Nacional reconhece e homenageia o autor por este valioso resgate histórico, tendo se dedicado voluntariamente a preparar um rico material sobre um assunto centenário e de grande importância para o cidadão brasileiro. Em todos os vídeos elaborados pelo Auditor, ele revelou aspectos não apenas do tributo mais conhecido pela sociedade, mas também da administração tributária brasileira.
Em apoio a todo este singular trabalho, o Sindifisco Nacional compartilhou em seu site todo o material produzido pelo colega Auditor.
Ainda sobre o tema da tributação da renda, mas agora com o olhar para o futuro, vale registrar que na próxima sexta-feira (2), o Sindifisco Nacional fará o lançamento da campanha “100 anos de Imposto de Renda no Brasil”, em São Paulo, com o intuito de fomentar o debate acerca de uma nova tributação sobre a renda e da necessária reorganização da administração tributária.
Premiação com livro de edição de luxo
Cristóvão da Nóbrega lançou, ainda, um livro sobre a história do Imposto de Renda e está doando um exemplar da edição de luxo, a cada vídeo lançado. Concorrem ao prêmio os filiados que enviarem um texto de, no mínimo, 200 palavras sobre o tema do episódio para o e-mail da Diretoria de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional (estudostecnicos@sn.org.br), no prazo de 48 horas após a publicação do episódio no canal do Youtube.
Uma comissão formada pelos diretores da pasta escolherá o texto vencedor. Os membros da Direção Nacional não participam da disputa.