Debates sobre assédio moral e gerencialismo no serviço público e 100 anos do IR serão nesta quarta e quinta

Começa nesta quarta-feira (7), a partir das 9h30, o seminário “Assédio Moral e Gerencialismo no Serviço Público”, promovido pelo Sindifisco Nacional e pela Delegacia Sindical do Rio de Janeiro. O evento, que ocorre na sede da DS fluminense, terá dois painéis. Um deles, intitulado “Panorama Socioeconômico e Desafios de Reconstrução do Estado Brasileiro”, traz como debatedores os Auditores-Fiscais Isac Falcão, presidente do Sindifisco Nacional, e Tiago Barbosa, vice-presidente. Também participam os pesquisadores Juliane Furno (Unicamp) e João Cezar de Castro Rocha (UERJ).

O outro painel, que começará à tarde, abordará o “Gerencialismo e Assédio Moral na (Des)Construção do Estado Brasileiro” sob a ótica dos Auditores-Fiscais Cleber Magalhães, diretor de Assuntos Jurídicos do Sindifisco Nacional, Dão Pereira dos Santos, diretor de Relações Internacionais e Intersindicais, e Nory Ferreira, diretora de Defesa Profissional, além do professor José Roberto Montes Heloani (Unicamp).

A transmissão do seminário “Assédio Moral e Gerencialismo no Serviço Público”, será feita de forma restrita, pela TV Sindifisco.

Comemoração ao centenário do IR

Seguindo o calendário nacional de eventos promovidos pelo sindicato, ocorre, nesta quinta-feira (8), mais uma edição do seminário: “IR 100 anos – Um Imposto de Renda para Transformar o Brasil”.

A intenção é proporcionar um amplo debate sobre a importância desse tributo na promoção da justiça fiscal e na redistribuição de renda. Para isso, foram convidados para a Mesa de Abertura, às 9h, os Auditores-Fiscais Isac Falcão, Luiz Fernando Santos Del-Penho, presidente da DS/Rio, e Maria Regina Paiva Duarte, vice-presidente do Instituto de Justiça Fiscal. Também integrarão a solenidade representantes de entidades e parlamentares.

Às 10h, o Auditor-Fiscal aposentado Cristóvão Barcelos da Nóbrega apresentará uma palestra sobre “100 Anos do Imposto de Renda no Brasil”. Na sequência, entre 10h50 e 12h, será realizado o primeiro painel, “Conjuntura e o Futuro do Estado Brasileiro”, com Isac Falcão e Márcio Pochmann, professor do Instituto de Economia da Unicamp e membro da equipe de transição do Governo Lula.

O segundo painel do evento, intitulado “Imposto de Renda Justo exige Administração Tributária forte”, começará às 13h30, e trará como debatedores os Auditores-Fiscais Paulo Gil Holck Introíni e Ricardo Fagundes da Silveira, ambos do Instituto de Justiça Fiscal, Dão Real, diretor de Relações Institucionais e Intersindicais do Sindifisco Nacional, além de Guilherme Mello, professor do Instituto de Economia da Unicamp e economista da equipe de transição do Governo Lula. A mediação será da Auditora-Fiscal Natália Nobre, 2ª vice-presidente do Sindifisco Nacional.

O evento será transmitido pela TV Sindifisco, e pelos canais do sindicato no Youtube e no Facebook.

Homenagem

Ao fim do seminário, a organização do evento fará uma homenagem a um dos fundadores do sindicato, o Auditor-Fiscal Olavo Porfírio Cordeiro, falecido em março de 2021. Olavo participou ativamente da vida sindical, mesmo depois de aposentado, tendo assumido cargos nas Delegacias Sindicais de Brasília, São Sebastião e Rio de Janeiro.

Serviço:

Seminário Assédio Moral e Gerencialismo no Serviço Público

Quando: quarta-feira (7), das 9h às 16h30

Seminário IR 100 anos – Um Imposto de Renda para Transformar o Brasil

Quando: quinta-feira (8), das 9h às 16h

Local dos eventos: DS/RJ – Rua da Quitanda, 30, 11° andar, Centro, Rio de Janeiro.

Conteúdos Relacionados