Projeto “DEN nos Estados” chega à capital federal
O secretário-geral do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, e o diretor-adjunto do Unafisco Saúde, Jesus Luiz Brandão, visitaram, nesta terça-feira (10/5), os Auditores-Fiscais lotados nos Órgãos Regionais, em Brasília (DF). A reunião faz parte do calendário de visitas do projeto DEN nos Estados.
Os Auditores-Fiscais debateram, entre outros temas, lixo normativo, valorização do cargo e seminários sobre a LOF (Lei Orgânica do Fisco), PAD (Processo Administrativo Disciplinar) e Previdência Social realizados pelo Sindicato. “Esses encontros do DEN nos Estados têm intenção de também despertar a consciência dos Auditores-Fiscais para seu importante papel junto à sociedade”, destacou Damasceno.
Dos assuntos abordados, a questão da valorização do cargo de Auditor-Fiscal foi a que mais suscitou manifestações dos Auditores-Fiscais. A revogação do MPF (Mandado de Procedimento Fiscal) e demais instrumentos que dificultam o trabalho de fiscalização foram temas bastante lembrados durante as conversas.
Ao falar sobre os seminários para debater Previdência Social, o diretor do Unafisco Saúde ressaltou que o Sindicato tem conseguido avançar na discussão sobre o falacioso déficit e mostrar que, de fato, ele não existe.
Durante o encontro, o secretário-geral, Cláudio Damasceno, também destacou os canais de comunicação do Sindicato com os filiados criados recentemente, como as enquetes e a pesquisa sobre condições de trabalho, que servem para auferir as diversas opiniões e queixas da Classe. “Estamos sempre de ouvidos e olhos bem abertos sobre o que a Classe tem a dizer, não só nas capitais, mas nas fronteiras também”, disse.
Alguns Auditores-Fiscais elogiaram o programa “Fronteira em Foco” da DEN, pois reconheceram que essas unidades estão historicamente abandonadas. Já a menção sobre a pesquisa de condições de trabalho, disponível no site, provocou também denúncias dos Auditores lotados nos Órgãos Regionais por conta de eles sofrerem com a falta de vagas de estacionamento.
Outro ponto da apresentação dos diretores da DEN que despertou bastante interesse foi o programa Aposent e as cartilhas de orientação aos familiares dos Auditores-Fiscais. Os diretores encerraram a visita com uma análise de minuta da LOF que está atualmente na secretaria-executiva do Ministério da Fazenda. “Precisamos nos preparar, pois, quando o projeto de Lei Orgânica chegar ao Congresso Nacional, a luta vai ser árdua”, conclamou Jesus Brandão.