Delegados aprovam inclusão de itens na pauta reivindicatória
Os membros da Plenária setorial responsável por debater o tema Previdência decidiram na tarde desta quarta-feira (4/5), após a eleição da mesa, dividir as discussões com os assuntos relativos à campanha salarial. No que diz respeito a esse último tema, os delegados apresentaram sugestões para inclusão na pauta reivindicatória da categoria, aprovada em assembleia no dia 7 de abril. Também apresentaram estratégias de mobilização para incentivar um maior engajamento das bases na campanha.
Para coordenar os trabalhos, foram eleitos por aclamação Roberto Matsushita, da DS (Delegacia Sindical) Campinas, como presidente; José Devanir, da DS/Londrina, como primeiro secretário; e Rosane Raquel Lubini, DS/Florianópolis, como segunda secretária.
No que tange à pauta reivindicatória, foram aprovadas alterações de itens e propostas de inclusão. No segundo item da pauta, foi sugerida uma modificação para acrescentar a informação de previsão de data base para os servidores públicos federais na Emenda Constitucional 19, de 4 de julho de 1998. Também foi aprovada a inclusão de um item propondo a reversão imediata do corte de ponto das greves de 2006 e 2008.
Os delegados ainda aprovaram a inclusão de um item que sugere a implementação de reajuste de 24% no salário final “de imediato” e sem parcelamento; e outro rejeitando o PL 1992/08, que cria o Regime Complementar de Previdência para os servidores públicos federais.
Mesmo com os trabalhos estendidos até as 21 horas, não foi possível concluir as votações na noite desta quarta-feira. As votações serão retomadas na manhã desta quinta-feira (5/5), quando os delegados apreciarão mais nove propostas, todas relativas às estratégias de mobilização.