DEN promove 1º Encontro do Núcleo de Políticas Sociais
Nessa quarta-feira (26/5), o Sindifisco Nacional realizou o 1º Encontro do Núcleo de Discussão de Políticas Sociais, no hotel San Marco, em Brasília (DF). O evento contou com a participação dos sindicalistas Carla Cobalchini, da Coordenação da Mulher Trabalhadora da Fasubra (Federação dos Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras), e João Paulo Ribeiro, coordenador de Organização Sindical da mesma entidade.
Os representantes da Fasubra falaram sobre como a entidade vem trabalhando pela formulação de políticas sociais pertinentes ao idoso, ao indígena, ao negro, ao deficiente, à criança, à mulher e ao meio-ambiente. Carla falou sobre a preocupação da Fasubra com a saúde do trabalhador, especialmente no que se refere ao assédio moral, que ela considera uma questão que afeta a saúde mental.
A coordenadora ainda mencionou o apoio da Fasubra à política de cotas raciais para ingresso de jovens nas universidades. No quesito saúde, alguns participantes indagaram os diretores do Sindifisco sobre as iniciativas do Sindicato acerca da gripe H1N1.
O segundo vice-presidente do Sindifisco Nacional, Sérgio Aurélio Veloso Diniz, explicou que o Sindicato acionou previamente a administração com o objetivo de resguardar a saúde dos seus filiados. “Nós enviamos um ofício ao ministro da Saúde, antes mesmo de começar a campanha de vacinação, para que incluísse os Auditores aduaneiros nos grupos de risco”.
Ele ainda aproveitou sua fala para dizer que o Sindifico defende o concurso público como única forma de acesso ao serviço público. Também participou do encontro o primeiro vice-presidente, Lupércio Montenegro.
O sindicalista João Paulo Ribeiro destacou a importância de o Sindifisco conhecer seus filiados, a fim de formular as políticas sociais corretas. Também foi alvo de sua preocupação a questão da disseminação do crack na sociedade e a falta de atenção do governo com relação ao tema. A dinâmica do evento permitiu que os participantes fizessem intervenções durante a exposição dos participantes da mesa para perguntar ou comentar os temas em debate.
Sobre a “valorização e inclusão social do Auditor-Fiscal aposentado”, o diretor de Comunicação da DS (Delegacia Sindical) Curitiba, Hans Raimund Klug, falou sobre as iniciativas da delegacia para integrar os aposentados, como encontros anuais e oficinas de informática.
Acerca disso, o diretor de Políticas Sociais e Assuntos Especiais do Sindifisco Nacional, José Devanir, abordou a intenção de sua diretoria de trabalhar em conjunto com a Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do Sindifisco Nacional.
Já André Luis César, indicado pela DS/Novo Hamburgo para representá-la na reunião, destacou um grande feito que a DS conseguiu em sua localidade. Os filiados e os funcionários da Delegacia recolhem remédios com prazo de validade vencido, guardam na DS e depois a prefeitura local recolhe esses remédios para o descarte correto, de forma a não prejudicar o meio ambiente.
Já o presidente da DS/Vitória, Adriano Corrêa, pediu à diretoria do Sindifisco que não deixasse que a discussão de políticas afirmativas fique restrita a eventos paralelos ao Conaf (Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) e outros fóruns de discussão do Sindicato, mas que fizesse parte dos eventos principais.
“A experiência enriqueceu e provocou, ou seja, cumpriu a expectativa da diretoria com este evento. As discussões visam a construir um Sindicato cada vez melhor”, finalizou Devanir.