Damasceno fala sobre sugestões do Sindicato para Reforma Tributária

Em entrevista à rádio Onda Livre de Florianópolis, o presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, falou sobre o livro “Sistema Tributário Brasileiro e Seguridade Social – Contribuições para o Brasil”, publicação de autoria do Sindicato em parceria com a Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), elaborado para o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento do Sistema Tributário Nacional e a Consolidação da Seguridade Social. 

Damasceno disse à rádio que, a exemplo do que foi feito na campanha eleitoral passada, o livro tem propostas de reformas pontuais para que injustiças do sistema tributário possam ser mitigadas. 

“O que nós vemos é que os candidatos ‘presidenciáveis’ pregam uma Reforma Tributária, e quando se fala nesse assunto no nosso país, acaba surgindo graves empecilhos para que esta reforma seja levada adiante. O que estamos propondo no livro são mudanças para o Imposto de Renda Pessoa Física, portanto, de competência da União, que, se levadas adiante, trarão maior justiça fiscal”, explicou o presidente. 

O livro é fruto de um trabalho que já vem sendo desenvolvido há alguns anos, como explicou o Damasceno. Na campanha presidencial anterior, foi feito um levantamento sobre algumas injustiças que existem no sistema tributário, que além de ser regressivo, no qual quem ganha mais, acaba pagando menos, e quem  ganha menos suporta uma carga maior de tributos, há também uma série de questões relativas ao Imposto de Renda Pessoa Física, que se traduzem em mais peso para o contribuinte menos abastado. 

 

 

Conteúdos Relacionados