Dados levantados pelo Sindifisco são usados pela imprensa para checagem de informações

O estudo feito pelo Sindifisco Nacional sobre a tabela do Imposto de Renda serviu de base para que a equipe do Valor Econômico, veículo de comunicação do grupo Globo, comprovasse a veracidade das declarações do candidato do Avante à Presidência, André Janones, em entrevista ao podcast “O Assunto”, do G1, na segunda (11).

“A classe média ‘paga o pato’, ela arca com os maiores custos e não recebe benefício nenhum. Se você pegar do ponto de justiça social, ela é até mais sacrificada do que as pessoas de baixa renda. Quem está abaixo da linha da miséria, pelo menos boa parte dessas famílias tem acesso ao Auxílio Brasil, tem acesso ao auxílio para mães solo, tem acesso a uma cesta básica no CRAS do seu município”, afirmou o candidato.

No entanto, os dados levantados pelo Sindifisco atestam que a defasagem na tabela do Imposto de Renda afeta mais a classe com renda baixa. “Segundo o Sindifisco, caso a tabela do IR tivesse sido corrigida pela inflação, nenhum contribuinte cuja renda tributável mensal seja inferior a R$ 4.427,59 pagaria o imposto. Pela tabela atual, todos os contribuintes com renda tributável superior a R$ 1.903,98 pagam, destaca o G1.

O uso do estudo como ferramenta de checagem de informações demonstra que o Sindifisco é fonte confiável e citada em diversos assuntos. Reflexo do reconhecimento da importância dos Auditores-Fiscais para o Estado.

Conteúdos Relacionados