DEN presta assistência jurídica a Auditora-Fiscal
Uma Auditora-Fiscal da Receita Federal do Brasil, lotada no Aeroporto de Cumbica, foi presa nesta terça-feira (10/3) na Operação Carga Pesada, da Polícia Federal. A DS (Delegacia Sindical) do Aeroporto e a DEN (Diretoria Executiva Nacional) do Unafisco, assim que tomaram conhecimento do ocorrido, viabilizaram as providências necessárias para que a Auditora-Fiscal seja libertada o mais rapidamente possível. “Uma advogada acompanhou o depoimento da Auditora-Fiscal e irá acompanhar todo o caso”, informou o presidente da DS, Carlos Marconi.
Durante o CDS (Conselho de Delegados Sindicais) que está sendo realizado no Ceará, o vice-presidente da DS/Cumbica, Renato Gama, relatou o caso aos presentes e informou sobre as providências que estavam sendo adotadas.
Segundo matéria divulgada no site Folha Online, a Operação Carga Pesada, que investigou o tráfico internacional de entorpecentes, identificou traficantes, a maioria nigerianos, que aliciavam trabalhadores de empresas prestadoras de serviço no aeroporto.
As malas com cocaína entravam no aeroporto em carros de empresas de segurança e eram colocadas nos contêineres de malas sem passar pela fiscalização. “Segundo relato de colegas, era impossível a Auditora-Fiscal perceber o contrabando, já que o controle não passava por ela, mas tudo está sendo apurado”, explicou Marconi.
Tem sido comum a prisão de Auditores-Fiscais pela Polícia Federal em operações que nem sempre provam o envolvimento dos acusados. Nos últimos dois anos, foram registrados casos em Manaus, Maceió, Campinas e Limeira, entre outras localidades. Em todos esses episódios, o Unafisco promoveu assistência aos filiados.