Críticas do Sindifisco ao corte no orçamento da RFB são destaque
A contrariedade dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil em relação ao corte no orçamento da Receita ganhou notoriedade no jornal O Globo, no domingo (10/1). A matéria, com o título “Auditores pressionam governo contra cortes em orçamento”, afirma que a redução de recursos pode ser de “R$ 615 milhões para garantir superávit de 0,5% este ano”.
O jornal esclarece que “a Fazenda, que abrange o orçamento da Receita Federal, está entre as pastas que mais tiveram cortes de recursos”, e que os cortes têm o objetivo de “recompor o caixa e permitir que um superávit de 0,5% seja viável em 2016”.
Independência – A edição da Folha de São Paulo de sábado (9/1) também destacou a preocupação do Sindifisco Nacional com o corte no orçamento da Receita Federal, seus efeitos e motivações. A reportagem destaca que a categoria é uma das mais organizadas do serviço público e busca independência para realizar o seu trabalho, além de alertar sobre interferências do Poder Executivo no desenvolvimento das suas funções.
Ao veículo, o presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, declarou que recebeu com total estranheza o corte vultoso, pois a Receita Federal, assim como a Polícia Federal, que também foi afetada pela redução no orçamento, oferecem suporte ao Ministério Público nas grandes investigações. Damasceno lembrou que investigações originadas na Receita Federal culminaram em operações como a Lava Jato e Zelotes. O presidente do Sindicato deixou claro ainda que a manifestação da entidade em relação ao assunto não tem ligação com a mobilização reivindicatória da Classe.
A equipe de reportagem também citou a opinião de dirigentes da DS (Delegacia Sindical) Brasília sobre a questão. “O corte vai atrapalhar o combate à sonegação e à corrupção”, disse o presidente da DS, Waltoedson Dourado de Arruda.
Confira a nota do Sindifisco Nacional encaminhada à imprensa sobre o assunto.