Auditor-Fiscal é vitima de tentativa de assassinato em Pernambuco
O Auditor-Fiscal da RFB (Receita Federal do Brasil) Antônio Albuquerque de Oliveira, lotado na Delegacia da Receita Federal em Caruaru (PE), foi vítima de atentado no município de Ibimirim (PE), na tarde da última segunda-feira (18/1). Em conversa, por telefone, com o Auditor Antônio Albuquerque, a diretora-adjunta de Defesa Profissional do Sindifisco Nacional, Cândida Capozzoli de Carvalho, soube que ele está fora de perigo, tendo sido ferido sem maior gravidade.
Ele teria sido vítima de pistoleiros que estavam procurando outra pessoa e o confundiram com o verdadeiro alvo, realizando disparos em sua direção. Quando perceberam o equívoco, abandonaram o Auditor-Fiscal, que foi socorrido por outras pessoas.
Nesta quarta-feira (20/1), a diretora do Sindicato vai visitar o Auditor-Fiscal, que já recebeu alta do hospital. Também deve se encontrar com o delegado que está acompanhando o caso, de quem vai cobrar rapidez nas investigações.
Vítimas – Mesmo as informações iniciais dando conta de que o atentado não teve relação com a atividade profissional do Auditor-Fiscal, o caso remete a episódios recentes, em que outros Auditores foram vítimas de situações que se referem, de forma mais direta, à atuação profissional de cada um.
No caso da Auditora-Fiscal Jacira Xavier, brutalmente assassinada no dia 19 de agosto de 2008, em sua casa, a polícia inicialmente qualificou o crime de latrocínio, mas ainda há diligências pendentes. Uma das suspeitas continua sendo de que o assassinato tenha sido encomendado por conta do trabalho da Auditora.
Já em relação ao Auditor-Fiscal José de Jesus Ferreira, que sofreu um atentado em 9 de dezembro de 2008, quando ocupava a chefia da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho na 3ª Região Fiscal, parece não haver dúvidas de que o crime teve relação direta com a atividade fiscal. As investigações, no entanto, ainda não foram concluídas pela Polícia Federal, que está responsável pelo caso.
Mais recentemente, um Auditor-Fiscal do Paraná teve sua família ameaçada de morte – o que exigiu a contratação de seguranças particulares para acompanhar seus filhos.
A DEN (Diretoria Executiva Nacional) presta solidariedade ao Auditor-Fiscal Antônio Albuquerque e irá acompanhar os desdobramentos das investigações.