Correio Braziliense defende Imposto Justo em editorial
O jornal Correio Braziliense de quarta-feira (21/8) explicitou seu apoio à campanha Imposto Justo em um editorial em defesa da proposta de iniciativa do Sindifisco Nacional.
Ao citar a atual situação econômica do país – que este ano prevê mais aumento da inflação – o texto opinativo apontou a importância da correção da tabela do Imposto de Renda, sugerida na campanha, como forma de garantir justiça tributária e salientou a tentativa do Sindicato de convencer os congressistas a aderirem à causa. A proposta de apoio popular foi apresentada na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (14/8) e tramita como PL (Projeto de Lei) 6094/13.
Em um dos trechos do editorial – intitulado "Tabela estática prejudica o trabalhador", o Correio Braziliense citou dados, fornecidos pelo presidente do Sindifisco, Pedro Delarue, para exemplificar o benefício social proporcionado com o reajuste da tabela: “o contribuinte que, em 1996, ganhava nove salários mínimos era isento do IR. Atualmente, quem ganha 2,5 salários é obrigado a prestar contas ao Leão. A consequência é dramática. Pessoas antes isentas por causa da renda baixa foram paulatinamente apanhadas pelo Fisco”.
Em uma maior demonstração de que o jornal apoia e defende os ideais da campanha, o editorial vai além: “Os números falam alto. E deixam uma certeza: não dá mais para protelar. Chegou a hora de o governo encontrar alternativa que não pese com tanta violência no bolso do cidadão. É o contribuinte, no final das contas, quem leva a pior. O reajuste da tabela do IR precisa, pelo menos, acompanhar a inflação para que os assalariados mantenham o poder de compra”, destaca.
Para o Sindifisco Nacional, opiniões como a de um dos mais prestigiados jornais do país são de extrema valia porque denotam que o interesse da sociedade organizada está despertando para alternativas que promovam o bem estar do cidadão por meio da correção de injustiças no sistema tributário.
Participação – Para ganhar cada vez mais força, a campanha, hoje com mais de 12 mil assinaturas de apoio popular, conta com a adesão de todos. Basta acessar o site www.impostojusto.org.br e preencher os dados necessários (nome, endereço e título de eleitor). A partir do endereço eletrônico, também é possível fazer a impressão do formulário de assinatura e repassar para amigos e familiares para que todos possam se mobilizar em prol dessa ideia. O mesmo pode ser feito no Facebook.