Correção da tabela do IR é tema de entrevista à Rádio Nacional
O presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, concedeu entrevista à Rádio Nacional, na quarta (21/5). O apresentador do programa Revista Brasil, Valter Lima, pediu esclarecimentos sobre os efeitos da defasagem da tabela do Imposto de Renda na vida dos trabalhadores brasileiros.
Damasceno iniciou explicando que isso é extremamente ruim para toda a sociedade brasileira por expressar uma injustiça fiscal. Ele continuou dizendo que a defasagem de 61,42% acumulada de 1996 até o final do ano passado penaliza os trabalhadores que recebem salários dentro de uma faixa menor. “Isso porque o limite de isenção do imposto de renda está em R$ 1.787,00. Mas se a defasagem fosse corrigida, esse limite saltaria para perto de R$ 2.800,00”, afirmou.
O presidente do Sindicato destacou que a defasagem é o resultado de anos de sucessivas perdas, cabendo ao Governo Federal, a responsabilidade pela Legislação Tributária. “Foi autorizada para 2014 a correção de 4,5%, e isso já vem acontecendo desde 2011. Mas não é suficiente, pois a inflação é superior a isso. Só durante o governo Dilma, a defasagem está em 6,7%. Se a presidente não quiser deixar defasagem no seu mandato, teria que anunciar 11,5% de correção”, declarou.
Damasceno ressaltou que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) apresentou uma ação em favor da correção da tabela ao STF (Supremo Tribunal Federal) e que se aguarda a decisão daquela Corte.
Já no Congresso Nacional, o PL 6094/13 (que reajusta as tabelas progressivas mensais do Imposto de Renda), de autoria do deputado Vicente Cândido (PT/SP) está tramitando com o mesmo objetivo. Damasceno lembrou ainda que a MP 644/2014 versa sobre o mesmo tema e, se aprovada, resolveria o problema, sem ter que esperar pelo PL, já que a sua tramitação é mais demorada.
Para os cidadãos interessados em saber o quanto o leão leva do seu salário, Damasceno informou sobre o site do projeto “Imposto Justo”. Lá, ao digitar o valor do salário, é possível saber o quanto se perde todo mês para o Leão enquanto a tabela não é corrigida.