Sindifisco propõe parceria com Ipea e Dieese

O segundo vice-presidente do Sindifisco Nacional, Sérgio Aurélio Velozo Diniz, e os diretores de Estudos Técnicos, Luiz Benedito e Elizabeth Maria, reuniram-se na manhã desta terça-feira (15/3) com o presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Márcio Pochmann, e com o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto, Jorge Abrahão de Castro, para discutir um termo de cooperação técnica.

Também participaram do encontro os técnicos do Dieese (Departamento intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) Sérgio Mendonça e Clóvis Scherer, além do gerente do Departamento de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional, Álvaro Luchiezi Jr.

A ideia é firmar uma parceria entre o Sindicato, o Ipea e o Dieese para a elaboração de seminários, estudos e publicações sobre o sistema tributário brasileiro, com a finalidade de proporcionar ao conjunto da sociedade mais familiaridade com assuntos relativos à tributação.

O presidente do Ipea demonstrou muito interesse pela proposta apresentada pelo Sindifisco Nacional e disse que a troca de conhecimento entre as entidades poderá resultar na produção de vasto material a respeito do tema. “De nossa parte, é de total interesse firmar essa parceria”, destacou.

“Para nós, do Dieese, seria muito interessante essa parceria como uma forma de dar mais consistência à abordagem desse tema, que vem sendo trabalhado, pontualmente, ao longo da história do Dieese”, ressaltou Clóvis Scherer. 

Do encontro, resultou um acordo prévio para a assinatura de um termo de cooperação técnica e sua minuta já está em fase de elaboração. Uma comissão, criada para dar andamento aos trabalhos, agendou uma reunião para a próxima quinta-feira (24/3), quando começarão as discussões para oficializar a assinatura do termo, bem como traçar uma programação visando à realização de seminários e à elaboração de publicações sobre tributação pelas três instituições.

Estudo Sindifisco – Na ocasião, os representantes  do Sindicato entregaram a Pochmann exemplares do material produzido pela Diretoria de Assuntos Técnicos como o estudo “Sistema Tributário: diagnóstico e elementos para mudanças” e exemplares da  “Tributação em Revista” e do livro “Tributação no Brasil: em busca da justiça fiscal”.

Os representantes do Sindicato também receberam de Pochmann a publicação “Tributação e equidade no Brasil: um registro da reflexão do IPEA no biênio 2008-2009”, que aborda, entre outros assuntos, o sistema tributário brasileiro.

Sérgio Aurélio explicou a proposta do estudo sobre o sistema tributário. “A nossa proposta tem como objetivo melhorar a qualidade da arrecadação. Em vez de estar centrada na tributação indireta, com tributos mais fáceis de serem arrecadados, queremos uma arrecadação mais focada em tributos diretos, promotores de maior justiça fiscal”,  ponderou o segundo vice-presidente do Sindifisco.

Sérgio também ressaltou os problemas conflitantes do sistema tributário brasileiro. “O Estado serve para proteger muito mais quem tem do que quem não tem”,  acrescentou.