DOU publica autorização de concurso para Auditor
Foi publicada nesta sexta-feira (24/4), no DOU (Diário Oficial da União), a portaria nº 87, assinada pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que autoriza a realização de concurso público destinado ao provimento de 450 (quatrocentos e cinquenta) cargos de Auditor-Fiscal da RFB (Receita Federal do Brasil). A partir desta data, o Edital de abertura do concurso poderá ser publicado em até seis meses. Uma novidade desse processo seletivo é que ele estará sob a responsabilidade do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, e não mais da secretaria da Receita Federal do Brasil.
Embora houvesse boatos de que a autorização se daria nos próximos dias, a notícia foi recebida pela DEN (Diretoria Executiva Nacional) com estranheza. Isso porque, ainda ontem (23/4), o coordenador-geral da Cogep (Coordenadoria-Geral de Gestão de Pessoas) da RFB, Auditor-Fiscal Willian Darwin Júnior, afirmou não ter previsão da realização do concurso em reunião com representantes do Unafisco, da Fenafisp (Federação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) e da Anfip (Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil).
Na ocasião, o coordenador afirmou apenas que a expectativa da RFB era de que o concurso externo fosse realizado ainda este ano. “Da data de início da fusão até 2010, 30% dos nossos servidores terão se aposentado, daí a necessidade do concurso”, argumentou.
A DEN estranha que a RFB não tenha sido comunicada sobre a publicação da portaria no DOU. Isso é preocupante, na medida em que não se sabe até que ponto a RFB tem controle das questões relativas ao Órgão.
O Departamento de Jornalismo do Unafisco tentou entrar em contato com os representantes da Administração que participaram da reunião de ontem, mas não teve êxito.