Conselho Fiscal Nacional avalia contabilidade do primeiro semestre

O Conselho Fiscal Nacional (CFN) realiza, entre os dias 22 e 25 de julho, a 2ª Reunião Ordinária, na sede do Sindifisco Nacional, em Brasília, para verificar os demonstrativos contábeis do sindicato e do Unafisco Saúde referentes aos dois primeiros trimestres de 2019. 

Participam da reunião o presidente do CFN, Paulo Roberto Torres, os conselheiros titulares Pérsio Romel Macedo Ferreira e Sérgio Santiago de Rosa e o conselheiro suplente Marcílio Henrique Ferreira. Eles foram recepcionados pelos diretores adjuntos de Administração e Finanças do Sindifisco, Tiago Lima dos Santos e Elias Carneiro Jr. 

O CFN é o órgão técnico de inspeção e fiscalização da gestão econômico-financeira do Sindifisco Nacional. É composto de três membros efetivos e três suplentes, que são eleitos individualmente entre os filiados efetivos, em votação direta e secreta, em eleição desvinculada das chapas candidatas à Diretoria Executiva Nacional (DEN).

Cabe ao conselho analisar todas as finanças da DEN e do Unafisco Saúde, o que inclui despesas correntes e investimentos, verificando se estão dentro das normas fiscais, do estatuto e do orçamento anual da entidade. O CFN então se manifesta, por meio de parecer conclusivo, sobre a execução dos planos de aplicação dos recursos, exatidão dos balanços e prestação de contas de receita e despesa.

As reuniões ordinárias ocorrem nos meses de março, julho, outubro e janeiro, mas também podem ser convocadas reuniões extraordinárias.