Conselho Executivo da Frasur se reúne em Buenos Aires
O Conselho Executivo da Frasur (Federação dos Funcionários da Arrecadação Fiscal e Aduaneiros do Mercosul) se reuniu em Buenos Aires (Argentina), nos dias 25 e 26 de julho de 2013, em um evento que contou com a participação do diretor de Relações Internacionais do Sindifisco Nacional, Fábio Galízia.
Participaram ainda representantes da Supara (Sindicato Único Del Personal Aduanero de la Republica Argentina), Anfach (Directorio Nacional de la Asociación Nacional de Funcionarios de Aduanas de Chile), Aspae (Asociación de Servidores Públicos Aduaneros del Ecuador)/Equador, Sitrad (Sindicato dos Trabalhadores Aduaneiros do Paraguai) e AFA (Associação dos Funcionários Aduaneiros do Uruguai). Confira aqui a Ata da Reunião.
De acordo com Galízia, a reunião foi convocada por causa de vários problemas que têm ocorrido em diversos países membros da Frasur. “Os relatos dos países apontam para problemas, como descumprimento por parte de governos, de acordos firmados com os trabalhadores; falta de condições apropriadas de trabalho, com relação a pessoal, treinamento e materiais; proibição de sindicalização em alguns países e perseguição de dirigentes sindicais que mobilizem suas bases; assassinatos ou tentativas de assassinato de funcionários aduaneiros (Auditores-Fiscais e outros cargos) pelo crime organizado; sobrecarga de trabalho; extinção de cargos ou de estruturas de trabalho; políticas adotadas por governos que tendem a facilitar o comércio internacional em detrimento da própria soberania nacional”, disse.
Em função dos relatos e por sugestão do Brasil, os países membros decidiram propor uma paralisação internacional conjunta de advertência das unidades aduaneiras (a ser ratificada pelas instâncias sindicais ou associativas de cada membro) por duas horas, prevista para o dia 14 de agosto de 2013, a partir das 12h de Brasília/Buenos Aires, de forma simultânea e solidária por Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai. Assim, quem segue o fuso horário de Brasília/Buenos Aires, faz a paralisação/mobilização das 12h às 14h. Quem segue o fuso horário uma hora mais cedo, faz sua paralisação/mobilização das 11h às 13h e assim por diante. A DEN informa que a proposta será encaminhada ao CDS (Conselho de Delegados Sindicais) para avaliação e discussão.
Na ocasião, os participantes foram convidados para a inauguração de nova unidade de scanner no Porto de Buenos Aires, na quinta-feira (25/7).