Conselheiros tomam posse em Brasília

O primeiro Conselho Curador de Assuntos Jurídicos, previsto no Estatuto do Sindifisco Nacional, tomou posse nesta terça-feira (31/8). Foram empossados dez conselheiros, cada um representando uma Região Fiscal. Além da função consultiva, a essência do trabalho do conselho será acompanhar a gestão das questões judiciais de interesse dos filiados.

O encontro também foi uma oportunidade para que os conselheiros expusessem suas expectativas sobre o trabalho a ser realizado e detalhassem os questionamentos das bases sobre os temas jurídicos de interesse da categoria. Os três diretores de Assuntos Jurídicos do Sindifisco Nacional (Sebastião Braz da Cunha, Wagner Teixeira Vaz e Luiz Henrique Behrens), que são membros natos do conselho, participaram da reunião.

Dos dez conselheiros, sete compareceram à posse: Braz Januário (1ª RF), Luiz Cláudio de Araújo Martins (5ª RF), Antônio Augusto Bianco (6ª RF), Leunam Costa Leite (7ª RF), Itamar Vicente Alves (8ª RF), Sebastião Afonso de Matos (9ª RF) e Cledi de Fátima Manica Moscon. (10ª RF). Os conselheiros Eustórgio Luiz Alves Guimarães, João Luiz dos Santos e Marcelo José Rangel Tavares, representantes das 2ª, 3ª e 4ª Regiões Fiscais, só participarão do segundo dia de reunião, que ocorrerá nesta quarta-feira (1º/9). Na ocasião, será eleita a mesa diretiva do Conselho e elaborado o seu Regimento Interno.

Posse – Ao saudar os novos conselheiros, o presidente do Sindicato, Pedro Delarue, falou sobre a importância do trabalho a eles incumbido. “O Conselho Curador do Plano de Saúde tem orientado nossa atuação e sabemos que o mesmo ocorrerá com o Conselho Jurídico”, disse Delarue.

Durante a solenidade, o diretor Sebastião Braz também destacou a importância da atuação dos conselheiros. “Nesse universo de ações, algumas vezes, é possível que um colega tenha alguma informação que nós ainda não temos. O perfil de trabalho deste conselho será uma construção conjunta. O caminho será sempre o do diálogo”, destacou o diretor Sebastião Braz. 

Propostas – Neste primeiro encontro, os conselheiros informaram que existe uma insatisfação na base no que diz respeito à comunicação da diretoria com os filiados. Algumas sugestões foram discutidas para amenizar a questão. Entre elas, a de criar um espaço só para notícias jurídicas no Boletim Informativo ou um banner no site para todas as notícias sobre o jurídico. Também foi informado aos conselheiros que, em breve, todos os filiados receberão uma revista jurídica com um apanhado das principais ações do Sindicato.

Para subsidiar o trabalho do Conselho, a gerente do Departamento de Assuntos Jurídicos, Priscilla Baccile, apresentará nesta quarta-feira aos conselheiros um caderno com todas as ações patrocinadas pelo Sindicato. Ela ainda explicará como funciona a diretoria e qual o papel dos diretores e dos funcionários dentro da diretoria.  

O Conselho Curador dos 28,86%, que antecedeu o novo grupo de trabalho, elaborou um relatório de atividades do colegiado. Esse documento foi entregue no dia 30 de julho aos integrantes eleitos do Conselho Curador de Assuntos Jurídicos. O relatório é uma herança que também subsidiará o trabalho dos novos conselheiros. 

Conteúdos Relacionados