Sindifisco Nacional na presidência da Frasur

O diretor de Relações Internacionais do Sindifisco Nacional, João Cunha da Silva, foi eleito, por unanimidade, presidente da Frasur (Federação dos Funcionários da Arrecadação Fiscal e Aduaneiros do Mercosul). Na eleição realizada na última quinta-feira (23/6), todos os representantes que participaram VIII Congresso da entidade votaram na chapa de consenso, encabeçada pelo diretor do Sindifisco. O diretor-adjunto de Comunicação do Sindicato, Rafael Pillar, foi eleito conselheiro fiscal.

O novo Conselho Executivo, que terá mandato de um ano, irá suceder o presidido por Osvaldo Villablanca Cardenas, presidente da ANFACH (Asociacion Nacional de Funcionários de Aduanas do Chile). De acordo com João Cunha, a eleição representa um marco importante para o Sindicato. “Pela  primeira vez, em 16 anos de existência, a presidência da Frasur será ocupada por um dirigente sindical brasileiro”, salientou o diretor.

Ainda segundo João Cunha, “é relevante que o Sindifisco Nacional, sendo o maior sindicato da América Latina da classe, desempenhe um papel mais efetivo na integração regional dos sindicatos de servidores da arrecadação fiscal e aduaneira”.

Congresso Internacional – A eleição do novo Conselho Executivo ocorreu durante o VIII Congresso Internacional da Frasur, realizado de 22 a 25 de junho, na cidade chilena de Valparaíso. Com a presença de delegações do Brasil, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Argentina e Chile, os participantes do Congresso discutiram e analisaram temas como a negociação coletiva no serviço público, suas leis e práticas em cada país e os processos de transformação das aduanas.

A realização do VIII Congresso Internacional Frasur fez parte das comemorações do aniversário de cem anos de fundação da ANFACH. A Associação foi fundada em 17 de junho de 1910. 

Composição do novo Conselho Executivo da Frasur (gestão 2010/2011)

Presidente – João Cunha da Silva (Sindifisco Nacional – Brasil);

Secretário-geral – Pedro Caro Estupinan (SINEDIAN – Sindicato Nacional  de Empleados de la Dirección de Impuestos y Aduanas Nacionales – Colombia);

Diretores – Rodolfo Saccone (SUPARA – Sindicato Único del Personal de Aduanas de la  Republica Argentina); Osvaldo Villablanca Cardenas (ANFACH – Asociacion Nacional de Funcionários de Aduanas de Chile); Virginia Erandonea (AFA – Asociacion de Funcionários Aduaneiros- Uruguay); Leandro Leguizamon Messina (SINTRAD – Sindicato de Trabajadores Aduaneros- Paraguay).

Conselho Fiscal
Rafael Pillar Junior (Sindifisco Nacional – Brasil)
Carmen Perez (Uruguay)
Luiz Aberto Bolaños (Paraguay)
Marcelo Reyes Stevens (Chile)
Oscar Digrioli (Argentina)

 

Conteúdos Relacionados