Deputada saúda Auditores por luta pela aprovação da PEC 555
O Senado Federal e a Câmara dos Deputados realizaram nesta terça-feira (9/3) sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, com a entrega do prêmio Mulher Cidadã Bertha Lutz 2010 a sete agraciadas pelos trabalhos prestados em prol da mulher. Na ocasião, a deputada Alice Portugal saudou todas as Auditoras-Fiscais e ressaltou o trabalho da Classe nos bastidores do Congresso Nacional. “Quero destacar a presença dos representantes do Sindifisco Nacional aqui neste plenário e o trabalho que estão fazendo em prol da PEC 555”, disse a parlamentar.
Entre outras personalidades presentes, a sessão contou com a participação dos presidentes das duas casas, senador José Sarney e deputado Michel Temer, das ministras Dilma Rouseff (Casa Civil) e Nilcéa Freire (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), da deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA) e dos senadores Serys Slhessarenko (PT/ MT) e Marco Maciel (DEM/ PE). O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, Geraldo Secundino, e os Auditores-Fiscais Elizabete Ferraz (DS/Recife), Francisco Antônio Marinho (DS/Ceará), Juarez Rosa (DS/POA) e Eurico Cervo (Diretor de Assuntos Parlamentares da DS/POA) participaram da sessão.
A história que originou a data comemorativa do Dia Internacional da Mulher foi lembrada em todos os discursos, bem como a participação da mulher no processo eleitoral. O presidente do Senado, José Sarney, explicou a razão de iniciar sua intervenção com o famoso “brasileiros e brasileiras” – frase característica da sua época como presidente da República. “Passei a fazer isso depois que soube que uma mulher teria sido rejeitada na Academia Brasileira de Letras por constar no estatuto que ali só podiam entrar brasileiros”, rememorou José Sarney. “As mulheres brasileiras são lutadoras. Sua jornada começa muito cedo e acaba muito tarde. Temos muito a avançar ainda na questão de gênero”, destacou a ministra Dilma Rousseff.
PEC 555 – Os Auditores-Fiscais ativos e aposentados têm feito um intenso trabalho de articulação junto aos parlamentares sobre a PEC 555, cujo propósito é extinguir a contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do setor público. A demanda atual é que seja instalada a Comissão Especial para discutir a proposta. O prazo para os membros debaterem o assunto equivale ao tempo de realização de 40 sessões plenárias. Concluído esse período, a matéria será apresentada ao plenário para votação.