Congresso dos Auditores começa nesta terça-feira

Nesta terça-feira (20/11) tem início o Conaf 2012 (Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), que é realizado a cada dois anos e nesta edição terá como tema central “Ética e Justiça Fiscal: Brasil, mudemos a nossa cara”.

Ao todo, foram inscritos 577 participantes, que estarão presentes no Hotel Iberostar, a 60 km de Salvador (BA), de terça-feira (20/11) a domingo (25/11). Participarão 484 delegados e 61 observadores do evento. A eleição deles se deu na proporção de um para 50, ou fração. Os delegados têm direito a voz e voto. Aos observadores é concedido o direito a voz. A escolha dos delegados e observadores foi realizada em Assembleias Nacionais organizadas pelas DS (Delegacias Sindicais) de 3 e a 14 de setembro.

Programação – O credenciamento se iniciou às 13h do dia 20. À noite, a solenidade de abertura será precedida da apresentação do projeto “Estrelas musicais”. No dia 21 (9h às 12h) ocorrerá a instalação da mesa e aprovação do regimento interno do Conaf. Das 14h às 19h será feita a análise da conjuntura. Quinta-feira (22/11) será o dia da divisão dos participantes em GT (Grupos de Trabalho) para apreciação das teses das 9h às 19h, com intervalo para almoço.

A sexta-feira tem início com a apresentação do painel “Ética e justiça fiscal: Brasil, mudemos Nossa Cara!”, das 9h às 12h. Os palestrantes são o diretor e professor de Ciências Jurídicas da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa), Eduardo Ramalho Rabenhorst; e o doutor em Economia pela Universidade de Paris, Paulo Kliass. Das 14h às 19h, a Classe dá início à Plenária deliberativa. Os debates continuam no dia 24/11, das 9h às 12h, e das 14h às 19h. No último dia, os Auditores retomam as deliberações da Plenária e encerram o evento com um almoço, às 12h.

Novidades – O Conaf 2012 tem algumas alterações na sua forma, se comparado ao anterior. As mudanças foram elaboradas de modo a promover um maior tempo para a análise das teses e propostas de alteração estatutária. Para isso, o período de palestras foi reduzido de quatro turnos para um, quando será discutido o tema central do evento.

Conteúdos Relacionados