Conaf 2023: comissão organizadora define temas das teses e inicia escolha do local

A comissão organizadora do Congresso Nacional dos Auditor-Fiscais (Conaf) 2023 esteve reunida, entre os dias 16 e 17 de novembro, na sede do Sindifisco Nacional, em Brasília, para tomar as primeiras providências para a realização do evento.
O Auditor-Fiscal Edes Marcondes do Nascimento foi escolhido para ser o coordenador do grupo, formado por seis representantes do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) e três representantes da Direção Nacional. Os Auditores Anibal Rivani (diretor suplente) e Marcos Barbonaglia (diretor-adjunto de Administração e Finanças) serão o coordenador-adjunto e o secretário, respectivamente.
O coordenador da comissão adiantou que o regulamento para a apresentação das teses já está pronto e será divulgado em breve. Os trabalhos deverão versar sobre um dos quatro temas principais: resgate da importância do cargo de Auditor-Fiscal, estrutura da Receita Federal do Brasil, Reforma Tributária e estrutura sindical.

Cada tema é dividido em pelo menos três subtemas, como prerrogativas do cargo, natureza intelectual do cargo de Auditor-Fiscal, inadequação do atual modelo de gerencialismo, voto de qualidade do CARF e interação do sindicato com a sociedade, entre outros. A relação completa pode ser lida aqui.
O grupo pré-selecionou oito opções de locais para a realização do Conaf, que a partir de agora serão avaliadas para verificar a compatibilidade com as necessidades de infraestrutura do evento. “Nossa ideia é que o Conaf aconteça entre 17 de setembro de 1º de dezembro de 2023, descartando as semanas em que há feriados, porque nesses períodos o custo é maior. Vamos buscar o lugar que comporte um evento das dimensões do nosso e seja viável financeira e logisticamente”, explicou Edes do Nascimento.