Delegados contarão com tecnologia nas votações

Os delegados do Conaf (Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais de Receita Federal do Brasil) 2010 poderão contar com a ajuda da tecnologia na hora de votar as teses e propostas de alterações estatutárias colocadas em debate. Pela primeira vez poderá ser usado no Congresso o “Keypad”, uma avançada tecnologia de votação eletrônica, inaugurada na reunião do CDS (Conselho de Delegados Sindicais) do Sindifisco Nacional em novembro do ano passado, em razão da determinação estatutária de que as votações daquela instância sindical deveriam ser nominais.

 

Cada delegado terá seu aparelho codificado com uma numeração para identificar o voto em paineis localizados no auditório, nos quais todos os passos da votação são projetados, permitindo que o delegado sindical registre seu voto de forma mais rápida, democrática e com total transparência. Dessa forma, os delegados recebem os resultados em segundos.

Histórico – Antes da utilização do Keypad, os votos eram manifestados com o levantamento dos crachás dos participantes do evento e a apuração se dava com a utilização de funcionários da DEN (Diretoria Executiva Nacional), que percorriam o auditório contando os crachás levantados e, ao final, transmitiam os números ao presidente da mesa que fazia a soma dos votos e divulgava o resultado.

Tal mecanismo, contudo, era demorado e sujeito a recorrentes solicitações de recontagem dos votos, com a agravante de que não permitia aos filiados acompanhar de que forma os seus representantes estavam votando, principalmente nas questões mais polêmicas, as quais já haviam sido previamente deliberadas pelas bases. Portanto, a nova ferramenta, se adotada no Conaf, proporcionará enorme celeridade e segurança na apuração destes e torna o processo totalmente transparente.

O Conaf 2010 acontecerá entre os dias 7 e 13 de novembro, em Florianópolis (SC).

Conteúdos Relacionados