Comissão Eleitoral Nacional inaugura área no site sobre eleições 2021

A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) do Sindifisco Nacional disponibilizou nesta terça (29) uma área específica no site para divulgação de informações sobre as eleições para o triênio 2022/2024. Para acessar este conteúdo, basta clicar no banner que estará publicado na página inicial do site ou acessar o Portal de Serviços >> Eleições Sindifisco 2021. A nova seção também pode ser acessada clicando diretamente aqui.
Nesta nova seção, estão disponíveis duas consultas importantes acerca do processo eleitoral. A primeira diz respeito ao não recebimento da cédula eleitoral para votação por correspondência. Caso o filiado entenda que não vai utilizar a cédula para votação por correspondência, ele deverá dispensar o envio do kit votação pelos Correios, gerando assim redução de custos para o Sindifisco Nacional.
A presidente da CEN, Auditora-Fiscal Maria Carmen Fantini de Castro e Carvalho Nepomuceno, explica que a cédula de votação é emitida em papel moeda, e isso representa um custo alto para a entidade, além do envio de envelopes e selos para os filiados e da contratação dos Correios. “O sindicato não tem receita própria; sua receita advém do filiado. Portanto, desperdiçar recursos da entidade é desperdiçar dinheiro dele mesmo”, afirma.
Consulta semelhante foi realizada nas eleições de 2018, quando cerca de três mil filiados optaram pelo não recebimento das cédulas impressas, o que representou significativa economia de recursos para a entidade. Segundo dados da CEN, aproximadamente 80% dos kits de votação enviados pelos Correios não retornaram, com os filiados optando pela votação via internet ou pela urna.
Dados – A segunda consulta que está disponível na área de informações eleitorais atende ao regulamento das eleições deste ano, conforme reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) realizada no último mês de maio, em razão da necessidade de adaptação do processo eleitoral à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“A CEN criou um dispositivo que dá ao filiado a possibilidade de, se assim desejar, não compartilhar seus dados pessoais com as chapas concorrentes à Direção Nacional e com as chapas locais das Delegacias Sindicais para recebimento de material de campanha”, detalha Carmen.
Segundo o estatuto da entidade, a Direção Nacional deve repassar à CEN os dados cadastrais de todos os filiados aptos a votar, contendo nome, endereço residencial e e-mail, para que essas informações sejam disponibilizadas às chapas para o envio de material de campanha. “Mas, em razão da exigência da LGPD, foi criado um dispositivo no Regulamento das Eleições, chamado cláusula de retirada, ou autoexclusão, em que o filiado terá a opção de registrar no site que não deseja que seus dados sejam compartilhados com as chapas para fins de recebimento desse material”, complementa Carmen.
Quem marcar esta opção estará, portanto, vedando à CEN o acesso aos seus dados cadastrais. Este formulário ficará disponível até o início de agosto.