Começa em Niterói a 2ª edição do Seminário Repensando a RFB

A segunda edição do Seminário Repensando a Receita Federal do Brasil foi iniciada com uma breve solenidade na manhã de quarta-feira (10/6). Na mesa de abertura, o presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, falou sobre a relevância do tema e destacou que o assunto foi recorrente nas recentes reuniões com Auditores de diversas regiões. "Falamos muito sobre a Campanha Salarial nesses encontros, mas sempre há um momento em que o futuro do cargo é debatido", lembrou.

Damasceno lembrou ainda que as discussões e as consequentes conclusões e sugestões provenientes dos seminários auxiliarão o desenvolvimento de políticas específicas por parte do Sindicato.

O superintendente-adjunto da 7ª RF (Região Fiscal), Auditor Fiscal Marcus Vinícius Vidal Pontes, destacou a importância da discussão elogiou a iniciativa do Sindicato. "É o momento propício para discutirmos todas essas questões, como metas, processos de trabalho e atribuições do cargo. São assuntos fundamentais para o órgão e para o cargo de Auditor Fiscal".

A solenidade também contou com a presença do presidente da DS (Delegacia Sindical) Niterói (RJ), Leonardo Picanço, e do delegado da Receita Federal do Brasil em Niterói, Auditor Fiscal Fernando José da Rocha Velho.

Em seguida, os cerca de 150 inscritos acompanharam palestra com o Auditor Fiscal Geraldo Antonio Galazzi (Delegacia Sindical Espírito Santo), que falou sobre perspectivas e cenários futuros e sobre como a categoria pode encarar as mudanças. Geraldo, vale ressaltar, será o responsável pela coordenação do grupo de trabalho que vai sistematizar as propostas colhidas em ambos os seminários.  

O procurador Sérgio Carneiro, diretor do Sinprofaz (Sindicato Nacional de Procuradores da Fazenda Nacional), foi o seguinte e discorreu sobre a questão das metas na Procuradoria da Fazenda Nacional.

O último palestrante da manhã foi o economista Jardel Leal, supervisor técnico no escritório regional do Rio de Janeiro do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos). Jardel traçou um panorama sobre o papel estratégico do Estado nas próximas décadas e os desafios para o futuro.

À tarde, foram promovidas duas mesas redondas. A primeira sobre "As metas na Receita Federal do Brasil" teve como debatedores os Auditores Fiscais Luiz Henrique Travassos Machado e Nicolau Gomes da Silva (ambos vinculados à DS/Rio de Janeiro).

A segunda, dedicada à discussão sobre "O papel do Auditor Fiscal na Receita Federal do Brasil – Visão de Futuro", contou com 5 debatedores, todos presidentes de DS: Ana Célia Azevedo da Silva (Pará); Edison de Souza Vieira (Porto Alegre); Marcus Vinicius Araújo Dantas (Sorocaba); Raul Chamadoiro Cabadas Filho (Vitória da Conquista); e Ricardo Skaf Abdala (Goiás).

É importante ressaltar que todas as palestras e mesas redondas estão sendo gravadas e serão disponibilizadas pela TV Sindifisco em breve.  

Conteúdos Relacionados