Receita destrói 3.120 t de mercadorias irregulares

Hoje, 3 de dezembro, é Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria, e a RFB (Receita Federal do Brasil) realiza em diversas unidades em todo o Brasil uma mega-destruição de 3.120 toneladas de mercadorias apreendidas em decorrência de crimes de contrabando, descaminho ou falsificação.  

Só na 1ª RF (Região Fiscal), que inclui o Distrito Federal e os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins, estão sendo destruídas 284,91 toneladas de mercadorias como cigarro, CD, DVD etc. Na capital federal, a Alfândega do Aeroporto de Brasília apreendeu 800 quilos de medicamentos condenados, referentes a R$ 54 mil de autuações fiscais.

“Esse resultado é fruto de constantes investimentos no trabalho de inteligência da RFB”, disse o superintendente da 1ª RF, José Oleskovicz. Os produtos destruídos hoje em todo o país não puderam ser doados ou levados a leilão por estarem impróprios para consumo ou utilização.

Somente este ano, a RFB já apreendeu R$ 1,2 bilhão em mercadorias, evitando a circulação, em território nacional, de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, e inibindo a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal. Confira aqui detalhamento das apreensões por RF.
 

Conteúdos Relacionados