CNM se reúne novamente durante Encontro Aduaneiro

No segundo dia do evento “Aduana a serviço da sociedade: diagnóstico e soluções”, que prossegue até quarta-feira (28/9) em Belém (PA), os integrantes do CNM (Comando Nacional de Mobilização) retomaram a reunião ocorrida na segunda (26) para ajustar as estratégias voltadas para a Campanha Salarial.

Além da leitura da ata do encontro anterior, os integrantes – que representam suas Regiões Fiscais, o CDS (Conselho de Delegados Sindicais) e a DEN (Diretoria Executiva Nacional) – fecharam um calendário de atos pelo fortalecimento ao movimento reivindicatório da Classe. Eles discutiram ainda ações previstas no ato político que ocorrerá na quarta-feira (28/9), conforme a programação do evento de Belém.

Durante a plenária, iniciada à tarde, os dirigentes aproveitarão a concentração de filiados para apresentarem o calendário aprovado durante a reunião do Comando e farão ainda um apelo para que o maior número de Auditores participe dos comandos regionais, a fim de fortalecerem a mobilização nos estados.

No calendário, constam a realização de uma reunião conjunta das entidades, dia 3/10, em Brasília; uma reunião do CNM no dia seguinte (4/10), também na Capital Federal; e uma Assembleia Nacional, com data a definir.

Também haverá a realização de ato público em defesa de um serviço público de qualidade no dia 19 de outubro, a exemplo da Mobilização Nacional ocorrida no dia 28 de julho, e outra mobilização no dia 26 do mesmo mês. Além de atos nas bases sindicais, esta contará com a presença de caravanas em Brasília.

Outro informe dentro da programação diz respeito à realização de uma Plenária Nacional Unificada para os dias 16 e 17 de novembro (sujeita ao calendário das entidades). Na mesma data haverá uma reunião conjunta para deliberação das propostas. Esta proposição ainda será colocada aos representantes das demais entidades.

Ao final, o diretor de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, João Santos, fez um apanhado das ações do departamento acerca da inclusão da Classe na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 443/09. A matéria prevê a fixação dos subsídios das carreiras da Advocacia-Geral da União e das Procuradorias dos Estados e do Distrito Federal em 90,25% do subsídio mensal fixado para os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Participaram da reunião do Comando de Mobilização Aristóteles Pinto (DS/Salvador) e Nagib Elias, representando a 5ª RF; Luiz Carlos Alves (DS/RJ) e Airton Dias (DS/RJ), representando a 7ª RF; Wellington Clemente Feijó, representando o CDS (Conselho de Delegados Sindicais) e a 8ª RF; Paulo Sérgio Sousa (DS/AM), representando a 2ª RF; Ademar de Lima (DS/RN), representando a 4ª RF; Ivan de Simas Sigal (DS/Pelotas), representando a 10ª RF; o diretor da DEN Eduardo Tanaka; Sérgio Furlan (DS/Florianópolis) e Sérgio Leandro Franzoi (DS/Itajaí), representando a 9ª RF; Paulo Rogério (DS/São Sebastião), representando a 8 ªRF; e Wânia de Fátima Paiva (DS/BH), representando a 6ª RF.

Secretariou a reunião o diretor da DEN José Devanir, tendo como coordenador o diretor João Cunha. Outra reunião está confirmada para o dia 4 de outubro, às 9h horas, em Brasília.

Confira o calendário:

Dia
Reunião unificada
Reunião do CNM
2º Dia Nacional de Mobilização
3º Dia Nacional de Mobilização
16 e 17 de novembro (a confirmar)
Plenária Nacional Unificada