Com ampla cobertura, sabatina do Sindifisco iniciou debate presidencial
A sabatina aos pré-candidatos à Presidência da República, realizada na quarta-feira (6/6) pelo Sindifisco Nacional em parceria com o Correio Braziliense, não só atraiu a atenção de parlamentares e da imprensa, que deu ampla cobertura ao evento, como também foi uma oportunidade de levar ao alcance da sociedade as propostas dos presidenciáveis e o debate sobre os temas que a Classe mais tem se debruçado nos últimos anos.
Na edição do dia seguinte à “maratona de sabatinas”, o Correio publicou 15 páginas dedicadas à cobertura dos debates e, em editorial, agradeceu ao Sindifisco Nacional pela parceria no evento que “deu um pontapé na cobertura da campanha presidencial”.
Além das medidas de assistência básica à população, no polo político e econômico as Reformas pautaram as discussões, com questões apresentadas aos 11 presidenciáveis sabatinados no “Correio entrevista: pré-candidatos 2018”.
“Não tem um que dispense reformar a Previdência ou os impostos no país. Porém, a quatro meses do pleito e com a campanha oficialmente começando em 16 de agosto, são poucos os que têm uma ideia clara do que desejam fazer”, relata uma das reportagens do Correio.
Em manchete de capa da edição da quinta-feira (7/6), O Globo destacou a rivalidade assumida pelos pré-candidatos contra Jair Bolsonaro (PSL), “Adversários partem para o ataque a Bolsonaro”; a convicção de Rodrigo Maia (DEM) em concorrer à Presidência; citou um movimento de união iniciado pelos partidos de centro; posicionou Manuela D’Ávila (PCdoB) como nome certo a representar uma esquerda “fragmentada”.
Nas páginas 3 e 4, o periódico também discorreu sobre os embates indiretos e parte das propostas apresentadas: “Ciro argumentou que, diferentemente do que havia afirmado Bolsonaro, o Brasil precisaria ter uma tributação progressiva sobre herança e renda e que seria preciso ‘diminuir a incidência de impostos sobre a classe média, principalmente sobre o imposto de renda’”.
Já na edição de quinta (7) da Folha de S. Paulo, foi publicado o comentário de Ciro Gomes (PDT) sobre uma possível prisão do atual presidente, Michel Temer (MDB), e que o pré-candidato “descartava aliança com o MDB”. O jornal também registrou as críticas a Jair Bolsonaro, que sabatinado “criticou o ‘politicamente correto’”, defendeu a desburocratização do Estado e “minimizou as críticas à superlotação dos presídios do país”.
A sabatina promovida pelo Sindifisco Nacional também teve cobertura do Estadão online, Jornal do Brasil, Jornal do Comércio, portal Poder 360, portal de notícias UOL, revista Exame online, entre outros. Confira, na lista de links abaixo, um pouco da cobertura que foi dada pela imprensa.
Correio Braziliense em política 1, política 2, política 3, política 4, política 5, política 6, CB Poder e cidades
Folha de S. Paulo em Poder 1, Poder 2 e Coluna Mônica Bergamo
O Globo 1, O Globo 2, O Globo 3 e O Globo 4
Estadão política 1, política 2, política 3