Colunista da Veja elogia trabalho da RFB

“Se a presidente Dilma Rousseff estiver interessada em resolver muita coisa que faz o governo brasileiro ser tão ruim, uma boa ideia pode ser encontrada bem perto do seu local de trabalho, em Brasília mesmo, na Quadra 03, Bloco O, do Setor de Autarquias Sul. É onde funciona a Receita Federal brasileira (sic), e a presidente ganharia de graça, ali, uma grande lição. Bastaria perguntar como foi resolvida uma questão fundamental para a própria Receita, e para o interesse público o recebimento, a cada ano, das declarações do imposto de renda”.

Com essas palavras o colunista da revista Veja J.R. Guzzo inicia o texto "Fora de Controle", publicado na edição desta semana, em que tece elogios à RFB (Receita Federal do Brasil) pela eficiência e pela competência do órgão ‘no processo de recebimento da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2012, oficialmente finalizado em 30 de abril.

Com propriedade, o colunista lembra que a RFB acabou de receber mais de 25 milhões de declarações – quase tudo pela internet, sem que o contribuinte precisasse ir até qualquer unidade da Receita, falar com um único funcionário ou enfrentar uma fila. Ou seja, de forma bastante desburocratizada e eficaz. “O Fisco ganha porque consegue receber; a população ganha porque consegue declarar. É um espetáculo de classe mundial. E, também, uma prova indiscutível de que pode haver eficácia na máquina pública”.

Importante ressaltar que a eficiência da RFB não se mede só no recebimento das declarações, mas também no próprio cruzamento dos sistemas que permite a identificação de irregularidades tanto nas declarações da pessoa física como na da pessoa jurídica. A criação das Delegacias de Maiores Contribuintes facilitou a fiscalização do planejamento tributário das grandes empresas, evitando assim a sonegação de impostos e tributos. Com todos os processos digitalizados e a contabilidade eletrônica fica mais difícil a ocorrência de fraudes e sonegação.

Vale lembrar também que o órgão tem se demonstrado um grande aliado do país, não só contribuindo para os sucessivos recordes na arrecadação de impostos, mas trabalhando efetivamente para a proteção e para a guarda das fronteiras.

A RFB é de fato um dos órgãos mais eficazes do Brasil, e isso tem sido disseminado mundo afora. Ao mesmo tempo que isso orgulha àqueles que atuam no órgão, deve ser motivo de preocupação para pessoas que não conseguem fazer da Receita Federal uma instituição ineficiente e propícia à promoção de arranjos, como alguns desejam.

Conteúdos Relacionados