CNN divulga efeitos da operação-padrão dos Auditores da Receita na importação de fertilizantes

O Jornal CNN Brasil divulgou, na última sexta-feira (25), dados do Sindifisco Nacional que apontam os efeitos da operação-padrão dos Auditores-Fiscais da Receita Federal na importação de fertilizantes. O insumo é essencial para o agronegócio brasileiro e virou um problema com a guerra na Ucrânia, já que a Rússia é o maior exportador mundial.

O repórter Caio Junqueira relatou a situação de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, onde há uma unidade aduaneira na fronteira com a Bolívia. É por lá onde há maior fluxo de fertilizantes. As mercadorias têm levado de 12 a 15 dias para serem liberadas. Antes da operação-padrão dos Auditores, esse prazo era de quatro dias. O fluxo teve um aumento de mais de 600% nos últimos cinco anos, uma alternativa para importação de fertilizante à Rússia. Para se ter uma ideia, em 2016, circulavam 33 mil toneladas de fertilizantes; em 2021, esse número subiu para 205 mil.

A operação-padrão dos Auditores ocorre desde dezembro do ano passado em um protesto da categoria pelo fato de o governo não ter regulamentado a Lei 13.464/2017, que trata do programa de produtividade da Receita.

Em conversa com o repórter, o presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, enalteceu a relevância da Receita e a necessidade de a sociedade, que tanto precisa dos seus trabalhos, ajudar os Auditores-Fiscais a pressionar pela solução dos problemas do órgão.

Conteúdos Relacionados