CNM visita Auditores na Alfândega de Santos

Reunidos desde a segunda-feira (10/10), em Santos (SP), os integrantes do CNM (Comando Nacional de Mobilização)  estabeleceram novas ações do cronograma voltado para a Campanha Salarial e visitaram os Auditores-Fiscais da região. A reunião termina na terça-feira (11/10).

Estrategicamente escolhida por possuir o maior porto da América Latina e ser onde grande parte dos Auditores-Fiscais lotados em Santos exercem suas funções, a Alfândega local foi a unidade visitada pelos integrantes do CNM. Lá, o grupo conversou com Auditores- Fiscais, expôs detalhes da pauta salarial, o andamento das negociações e respondeu a pedidos de esclarecimentos sobre a “Campanha Salarial”.

Acompanhados do Comando Local de Mobilização, os sindicalistas aproveitaram a oportunidade para se reunir com o inspetor chefe da Alfândega, Auditor-Fiscal José Antônio Gaeta Mendes. A ele, fizeram uma exposição geral da disponibilidade do movimento para o diálogo com a administração e com a Classe, de modo a sensibilizá-la para uma tomada de posição mais vigorosa se necessária.

Os membros do CNM esclareceram ainda ao inspetor que, por enquanto, tanto a DEN (Diretoria Executiva Nacional) do Sindifisco Nacional quanto o Comando desaprovam uma greve imediata. Mas, caso as negociações com o governo se mantenham sem desdobramento favorável, novas estratégias serão adotadas, levando a Classe a contribuir para um estado de indignação e para a adoção de atividades como paralisação, operação-padrão, entre outras.

“Essa é uma oportunidade ímpar que temos de conversar com os colegas da base, conhecer sua realidade em termos de condições de trabalho, suas preocupações e, acima de tudo, perceber que a categoria está disposta e unida para alcançar nossos pleitos”, afirmou o coordenador do CNM e diretor do Sindifisco, João Cunha da Silva.

Já o presidente da DS (Delegacia Sindical) Santos, Clemente Feijó, ressaltou que a disposição do Comando de vir ao maior porto da América Latina conversar com os Auditores “é uma ação incisiva, pois Santos é uma unidade aduaneira de grande importância para o movimento. É preciso mostrar à Classe que sem um engajamento maior de todos, especialmente da Aduana, jamais se pode conquistar o que se almeja”.

Na terça, os integrantes do CNM retomam as deliberações voltadas para a Campanha Salarial. 

Cronograma – Além das visitas, foram definidas duas novas reuniões: uma telefônica, que ocorrerá entre os membros do CNM e os Comandos Regionais de Mobilização na próxima segunda-feira (17/10), às 16 horas; e outra do CNM, marcada para o dia seguintre (18/10), em Brasília, das 9h às 18h.

Os endereços eletrônicos para onde as diretorias das DS informarão os dados dos participantes, tanto para reunião telefônica quanto para reunião presencial, são: comandomobilizacao@sindifisconacional.org.br  e anarosa@sindifisconacional.org.br.

É recomendável que as DS e os Comandos Locais interessados informem nome, telefone e instância a ser representada pela pessoa indicada para a reunião.

Aos participantes que virão para a reunião em Brasília e precisam providenciar hospedagem, o CNM esclarece que devem encaminhar as informações também para: darcila@sindifisconacional.org.br. Em caso de dúvidas, os telefones para contato são: (61) 3218-5206 e (61) 3218-5256.

{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2011/10-Outubro/Bol515/CNM/]}

Conteúdos Relacionados