Chefes de Fiscalização da 9ª RF acionam Justiça para publicação das exonerações

Treze Auditores-Fiscais que exerciam o encargo de chefes de Fiscalização na 9ª Região Fiscal ingressaram, nesta segunda (14), com ações judiciais pedindo a publicação de suas exonerações, solicitadas em dezembro de 2021. Na semana passada, onze Auditores anunciaram a intenção de acionar a Justiça. Mas este número subiu para treze graças a duas novas adesões de última hora.

As treze judicializações ocorreram em meio a um total de 22 chefes e chefes substitutos. Com isso, o desfalque chega a quase dois terços dos chefes de Fiscalização, deixando diversas equipes “acéfalas”.

A decisão de todos ingressarem com ações judiciais simultaneamente foi uma estratégia para dar visibilidade ao ato. O objetivo foi alcançado. Diversos veículos de comunicação do Paraná e Santa Catarina noticiaram o feito. Uma das reportagens destacou: “Procurada, a Superintendência da 9ª Região Fiscal da Receita Federal informou que ainda não tomou ciência da ação judicial e não pode comentar”.

Em comunicado enviado, previamente, por e-mail, à superintendente da 9ª RF, os ex-chefes de Fiscalização expuseram os motivos da decisão. Disseram à Auditora-Fiscal Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz que, no atual contexto de corte orçamentário radical e contínuo descumprimento do acordo de 2016, a situação é de total falta de confiança na administração e, consequentemente, de desmotivação generalizada.

Além da escolha de uma data única para as judicializações, a grande repercussão na mídia é resultado do excelente trabalho das assessorias de imprensa da DS/Curitiba e da DS/Florianópolis. São exemplos de como as Delegacias Sindicais podem proceder a fim de dar visibilidade à mobilização e, assim, aumentar a pressão sobre o governo federal. Os pedidos de exoneração, somados às demais ações coordenadas pela direção executiva nacional e pelos Comandos de mobilização, tendem, cada vez mais, a chamar a atenção da imprensa do país.

As principais notícias sobre a judicialização coletiva na 9ª RF podem ser acessadas nos links abaixo:

Rede Globo

G1

CBN

NSC Total

Bem Paraná

O Paraná

Conteúdos Relacionados