Chapas que concorrem à Direção Nacional definem datas e regras de debates

Os representantes das três chapas concorrentes à eleição para a Direção Nacional do Sindifisco comunicaram nesta segunda (16) à Comissão Eleitoral Nacional (CEN) que marcaram, em comum acordo, dois debates telepresenciais entre os candidatos à presidência. Os debates estão previstos para os dias 27 de agosto, das 14h às 17h; e 10 de setembro, no mesmo horário. Três chapas concorrem ao pleito: “Rumo Certo”, “Resgate do Cargo” e “Avançar”.

Por meio de ofício, as chapas pedem que a Comissão Eleitoral requisite à Direção Nacional os encaminhamentos necessários para a realização dos debates. Os eventos serão realizados em formato telepresencial, na plataforma de acesso restrito do Sindifisco Nacional, por meio de login dos filiados.

A ordem de apresentação será realizada por sorteio. No primeiro e no segundo debate, a abertura com discurso dos candidatos terá o tempo de 12 minutos para cada um – com tempo total de 36 minutos. Na sequência das apresentações, haverá uma rodada de perguntas e respostas entre os candidatos, com um total de 1 hora.

Em seguida, será iniciado o bloco de perguntas dos filiados aos candidatos. Para essa etapa do debate, as perguntas deverão ser enviadas previamente pelos filiados à Comissão Eleitoral Nacional. observando o seguinte horário: até as 18h dos dias 26 de agosto (para o 1º debate) e 9 de setembro (para o 2º debate).

As perguntas serão feitas em formulários próprios, identificados para cada candidato, e serão sorteadas no momento do debate, limitadas a duas por candidato. Será destinado 1 minuto para leitura de cada pergunta pelo mediador. As demais regras podem ser conferidas no ofício.

A eleição terá seu primeiro turno realizado nos dias 16 e 17 de setembro, pela internet, e no dia 23 de setembro, de forma presencial. O segundo turno está marcado para os dias 4 e 5 de novembro, com votação pela internet, e dia 11 de novembro, presencialmente.

Conteúdos Relacionados