CEN retira 2º lote de envelopes de votação por correspondência

A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) retirou nesta quinta (30) o segundo lote contendo cédulas enviadas pelos filiados, via Correios, para as Eleições 2021 da Direção Nacional e do Conselho Fiscal Nacional. Foram retirados 2.129 envelopes com tarja rosa, relativos ao 1° turno de votações, e 67 envelopes com tarja alaranjada, relativos ao 2° turno de votações. O material foi numerado, carimbado e guardado no cofre da CEN para posterior apuração. As próximas retiradas de lotes estão marcadas para os dias 5 e 6 de outubro.

Todo o procedimento foi acompanhado por representantes das três chapas concorrentes à Direção Nacional: Chapa 1 – “Rumo Certo”, Chapa 2 – “Resgate do Cargo” e Chapa 3 – “Avançar”. Também foi produzida uma ata detalhando todo o processo. Segundo a presidente da CEN, Auditora-Fiscal Maria Carmen Fantini de Castro e Carvalho Nepomuceno, os votos enviados pelos filiados através dos Correios serão contabilizados nos dias 7 e 8 de outubro. O resultado final das eleições está previsto para o dia 8, no fim da tarde.

Ainda de acordo com a CEN, as cédulas do segundo turno enviadas pelos filiados à comissão serão consideradas nulas, pois é necessário aguardar a proclamação do resultado do primeiro turno para que se inicie o envio dos votos do segundo turno. Os filiados receberam dois kits de votação, sendo o kit de cor rosa para o primeiro turno e o kit de cor laranja para o segundo.

Vale ressaltar que o segundo turno só ocorrerá se nenhuma das chapas alcançar 50% dos votos mais um. Neste caso, as eleições prosseguem nos dias 4 e 5 de novembro, com votação pela internet, e no dia 11 de novembro, presencialmente.

Conteúdos Relacionados