CEN recebe primeiros votos por correspondência para apuração
A CEN (Comissão Eleitoral Nacional) realizou na tarde de segunda-feira (14/11) a primeira coleta dos envelopes com votos por correspondência para a escolha da Diretoria do Sindifisco Nacional e do Conselho Fiscal Nacional para o biênio 2012/2013.
As caixas com os envelopes foram retiradas pelos integrantes da CEN na agência dos Correios, em Brasília, e levadas para a sede do Sindifisco Nacional. Outras duas coletas devem ser realizadas ainda durante esta semana.
Na primeira coleta foram contabilizados 3.414 envelopes. A CEN já iniciou a triagem dos envelopes por Estado e, em sequencia, será feita a separação por DS (Delegacias Sindicais).
A apuração dos votos por correspondência somente será iniciada após as DS encaminharem à CEN a listagem com o nome dos filiados que votaram em urna. “Esse procedimento é feito porque, caso o filiado tenha votado por correspondência e em urna, será considerado válido somente o depositado em urna”, explica o presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Adelson Alves de Sousa. A verificação dos nomes nas listagens será feita por meio de um aparelho com leitor óptico, que indicará se o filiado já votou em urna.
É importante lembrar que, conforme Regulamento para as Eleições do Sindifisco Nacional, somente serão considerados votos válidos os envelopes postados nas agências dos Correios nos dias úteis entre 4 e 10 de novembro, período da votação por correspondência. Caso a data no carimbo dos Correios não esteja legível, o voto será anulado. O mesmo acontece com envelopes abertos ou com mais de uma cédula. Também será considerada nula a cédula postada em envelope diferente do que compõe o kit eleitoral.