CEN realiza reunião de auditoria do sistema eletrônico de votação

A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) iniciou, na última terça (24), uma janela de auditoria para a verificação do sistema eletrônico de votação pelas chapas que concorrem às eleições para a Direção Nacional. Em reunião realizada nesta quarta (25), a CEN apresentou o sistema, detalhando o seu código fonte, a tecnologia e os requisitos de segurança.
As três chapas que concorrem no pleito foram convidadas, mas somente a chapa 2 (Resgate do Cargo) compareceu à reunião. O grupo trouxe um auditor independente para acompanhar as explicações. Durante o encontro, foi feita a apresentação pela empresa responsável pelo sistema eletrônico de votação, com o acompanhamento do auditor independente contratado pela CEN..
O primeiro turno da eleição será realizado nos dias 16 e 17 de setembro, pela internet, e no dia 23 de setembro, de forma presencial. O segundo turno está marcado para os dias 4 e 5 de novembro, com votação pela internet, e no dia 11 de novembro, presencialmente. O segundo turno só ocorrerá se nenhuma das chapas alcançar 50% dos votos mais um.
Para participar das eleições 2021 pela internet, o Auditor-Fiscal precisa ter certificado digital. A certificação foi emitida gratuitamente para os aposentados pelo Sindifisco Nacional, sem custos para os filiados e para as Delegacias Sindicais.