V Encontro termina com debate sobre cidadania
O Auditor-Fiscal Decio Rui Pialarissi foi o último palestrante do V Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais Aposentados da Receita Federal do Brasil, que se encerrou no sábado (14/3), em Fortaleza (CE). O tema abordado pelo Auditor foi a “Educação Fiscal”.
Decio é um dos membros do Observatório Social, que atua em Maringá (PR) fiscalizando as contas públicas do município e incentivando a transparência dos gastos, em parceria com a imprensa. Segundo ele, o trabalho tem tido como resultado diminuições que variam de 60% a 90% em gastos com medicamentos, material escolar e outros produtos. Como conseqüência, a economia tem sido usada em benefício da população. “A conta é simples. Paro de roubar no custeio e passo a usar o dinheiro em investimento”, avaliou.
Para ele, a Educação Fiscal é a melhor forma de valorizar o Auditor e a corrupção é reflexo das pequenas estruturas de fiscalização. Pialarissi também defende que a fiscalização aconteça tanto em nível municipal quanto estadual e nacional.
“A imprensa ajuda a amplificar o trabalho do Observatório. Muitas vezes os políticos não temem a Justiça, mas temem a opinião pública. E, a imprensa é a grande responsável pela formação da opinião pública”, defendeu.
Decio também explicou que o trabalho do Observatório Social é feito por voluntários, muitos deles aposentados, e conclamou os participantes do V Encontro a aderirem a essa luta formando novos observatórios em suas cidades. O convite foi muito bem aceito pelos presentes que fizeram inúmeras perguntas relacionadas aos requisitos necessários para repetir a iniciativa.
Ao final de sua explanação, o Auditor citou a frase que estampou o primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense, de 1808, o qual dizia que o primeiro dever do homem na sociedade é ser útil a seus membros. “Estamos 200 anos atrasados, mas ainda é tempo de construir um país melhor”, concluiu.
Debate – Terminado o painel, os aposentados retomaram o debate iniciado ontem (13/3) no espaço intitulado “A vez e a voz dos aposentados”. O segundo vice-presidente do Unafisco, Ildebrando Zoldan, a diretora de Assuntos de Aposentadoria, Proventos e Pensões, Clotilde Guimarães, e o advogado do Unafisco, Laerço Bezerra, coordenaram os trabalhos.
Os principais temas abordados foram subsídio e a importância da união entre os Auditores-Fiscais, sejam eles ativos ou aposentados. Em seguida, os cerca de 300 participantes do V Encontro se confraternizaram em um almoço de despedida.