Reunião começa em Belo Horizonte com informes da DEN
Começou em Belo Horizonte (MG), nesta quarta-feira (23/3), a reunião do CDS (Conselho de Delegados Sindicais). No espaço reservado aos informes da DEN (Diretoria Executiva Nacional), o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, repassou detalhes aos delegados sindicais da sua participação no seminário sobre Reforma Tributária, promovido pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), na terça-feira (22/3), em Brasília.
“Firmamos bem a posição do Sindicato contra a desoneração da folha e já solicitamos reunião com o Nelson Barbosa [secretário-executivo do Ministério da Fazenda] para tratar desse item que consideramos grave”, disse Delarue. A DEN obteve o apoio da CUT para questões relacionadas à Reforma Tributária depois de fazer uma apresentação sobre o tema há alguns meses durante outro evento promovido pela Central. Nas explanações do Sindicato, um dos argumentos mais defendidos foi a mudança da lógica da tributação sobre o consumo para a tributação sobre o patrimônio e a renda.
Ainda durante o período de informes da DEN, o 1º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Lupércio Montenegro, comunicou aos delegados a criação da Frente Parlamentar Mista, em defesa da Justiça Fiscal dento da Reforma Tributária. Já o 2º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Sérgio Aurélio, falou sobre o acordo firmado entre Sindifisco Nacional, Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) para disseminar informações, por meio da distribuição de cartilhas explicativas aos cidadãos, sobre o sistema tributário brasileiro.
“Temos que mostrar como a tributação brasileira é injusta, mas em uma linguagem atrativa que não faça o cidadão desistir da leitura do material na segunda página”, disse Sérgio Aurélio. Os delegados sindicais ainda foram informados sobre os bastidores políticos do trabalho parlamentar, que garantiu no Senado Federal a derrubada do PLV (Projeto de Lei de Conversão) 4/2011, proveniente da MP (Medida Provisória) 507/10.
“Os Auditores-Fiscais têm ganhado cada vez mais respeito dentro do Congresso Nacional”, disse Delarue. Depois dos pronunciamentos políticos da DEN, os diretores passaram a tratar de questões administrativas. Nesse sentido, o secretário-geral do Sindicato, Cláudio Damasceno, e o gerente do Departamento de Informática do Sindicato, Hélio Alcântara, apresentaram o SADS (Serviço de Atendimento às Delegacias Sindicais).
O SADS é um portal que está sendo aperfeiçoado e entrará em funcionamento, em breve, no qual as Delegacias Sindicais terão à disposição uma série de serviços, como acesso aos Boletins Informativos, que hoje são enviados diariamente por email às DS; consulta aos dados de filiados, como cadastro e recolhimento de mensalidades sindicais; acesso a extrato de movimentação financeira, como reembolso da DEN às delegacias; e andamento de processos judiciais. Importante destacar que as delegacias só terão acesso às informações referentes aos filiados de suas bases.
Despedida – No início da reunião do CDS, o 1º secretário da mesa do Conselho, Reginaldo Marques Botelho, que também é presidente da DS (Delegacia Sindical) Montes Claros, despediu-se dos delegados sindicais em função de sua nomeação como delegado-adjunto da DRF (Delegacia da Receita Federal do Brasil) Montes Claros. O presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, desejou, em nome da DEN, boa sorte ao colega.
À tarde, a reunião será retomada com informes das Delegacias Sindicais.