Despesas de delegados serão custeadas por fundo específico

A DEN (Diretoria Executiva Nacional) informa que, de acordo com o artigo 43 do estatuto do Sindifisco Nacional, os delegados dos próximos CDS (Conselho de Delegados Sindicais) terão suas despesas de transporte, hospedagem e alimentação custeadas pelo Findes (Fundo de Financiamento do CDS).

A regra vale também para o substituto do delegado, para os membros da mesa diretora do CDS e para um observador de cada DS com até 80 filiados. As delegacias poderão enviar outros observadores às reuniões do Conselho, mas eles não terão suas despesas custeadas pelo Findes.

O Fundo criado pelo estatuto do Sindifisco Nacional tem o objetivo de garantir a participação das DS menores no CDS. O Findes, administrado pela DEN, foi instituido com um aporte inicial de R$ 600 mil, a partir da primeira arrecadação do Sindifisco Nacional antes do repasse às Delegacias Sindicais.

Após esse primeiro aporte, os recursos do Findes serão repostos com contribuições descontadas das DS no mês seguinte ao da realização do CDS. De acordo com o artigo 43, § 5º, “as Delegacias Sindicais contribuirão, para a reposição do Findes, no valor correspondente ao número de filiados menos 50 (cinquenta), multiplicados pelo valor da cota de reposição; dessa forma, as Delegacias Sindicais com até 50 filiados serão isentas da contribuição ao fundo.”

Mas, caso não enviem delegado sindical ou seu substituto à reunião do CDS, mesmo as DS com menos de 50 filiados terão de contribuir para o Findes, de acordo com critérios estabelecidos no parágrafo 6º, do artigo 43 do estatuto do Sindifisco.

De acordo com esse parágrafo, a cota de posição será o valor total a ser reposto ao Findes, dividido pelo resultado da seguinte operação: número total de filiados do Sindifisco Nacional menos o resultado da multiplicação da quantidade de Delegacias Sindicais por cinquenta.

Para reserva das passagens aéreas, a orientação é que as DS entrem em contato com a Maiorca Turismo (falar com Ventura), no telefone (61) 3218-5253.