Delegados encerram reunião em Fortaleza
O último dia do CDS foi marcado pela discussão de pontos pendentes desta e de outras reuniões do Conselho - entre eles, assuntos financeiros, ações dos 28,86% e lista tríplice para escolha dos administradores da RFB (Receita Federal do Brasil). A reunião começou na última segunda-feira (9/3).
Os delegados aprovaram a proposta da DEN (Diretoria Executiva Nacional) de que todas as DS (Delegacias Sindicais) devem encaminhar à Diretoria Nacional balanços, balancetes, diários e demais documentos contábeis devidamente elaborados e assinados por contadores habilitados. A regra vale para os documentos relativos ao ano de 2008 e os próximos.
O Plenário também aprovou a criação de um conselho curador para acompanhar as ações dos 28,86%. De acordo com o regimento aprovado para a eleição dos seus membros, esse conselho será formado por um representante e um suplente de cada Região Fiscal, eleitos entre os exequentes das referidas ações.
Os candidatos devem se inscrever até 10 de abril nas DS, apresentando um breve currículo pessoal e sindical, assim como a explanação das razões da candidatura e a data da filiação. As eleições estão marcadas para 14 de maio.
O resultado deverá ser encaminhado à DEN em até 48 horas para divulgação, sob pena de a votação ser desconsiderada. Será eleito o candidato mais votado. Em caso de empate, sairá vitorioso o candidato filiado há mais tempo. Concluído o processo eleitoral, o conselho curador deverá se reunir na primeira quinzena de junho.
Em relação à escolha dos administradores da RFB, os delegados avaliaram que o PSI (Processo Seletivo Interno), criado recentemente pela Administração, traz avanços, mas não atende ao anseio da Classe de participação no processo de escolha. Logo, para o CDS, é fundamental que os Auditores debatam aprofundadamente a forma de implementação da lista tríplice, assim como do PSI, com o objetivo de corrigir suas falhas. O debate será retomado na próxima reunião do CDS.