CDS quer suspender transferência de fiscalização aduaneira
Os Auditores pretendem reforçar o posicionamento público a favor da Aduana, sob o slogan “Somos todos aduaneiros”, que vai compor broches, faixas, camisetas e materiais afins, que serão distribuídos a todos os Auditores-Fiscais, independentemente de ser lotado em unidade aduaneira. Já para a sociedade, a crise que a Aduana enfrenta será divulgada através da mídia, via manifesto elaborado pela DEN e CDS.
ANAC – A posição firme contra a resolução 278/13 da ANAC – que abre espaço para que Auditores sejam subjugados à revista pessoal nos aeroportos, onde eles têm precedência – também motivou propostas por parte dos delegados que aprovaram orientação para que Auditores não se submetam à resolução e que lavrem termo, caso isso ocorra. A atitude do Inspetor do Aeroporto de Fortaleza (CE), orientando Auditores a não se submeterem à revista pessoal, foi exaltada pelos delegados sindicais que aprovaram a divulgação da medida entre outros administradores.
Aduana 24h – A busca por outras entidades intervenientes para comprovar que o funcionamento da Alfândega 24 h em Portos e Aeroportos não é necessário também foi aprovada no CDS. O entendimento é que um plantão estendido atenderia as necessidades.
Frasur – Um indicativo para a próxima Assembleia, propondo paralisação no dia 14 de agosto, no período de 10h às 14h nas unidades de fronteira, e horário a ser definido pelas demais unidades, também foi deliberado. A medida vai ao encontro do movimento proposto pela Frasur (Federação dos Funcionários da Arrecadação Fiscal e Aduaneiros do Mercosul).
O CDS segue reunido até a próxima sexta-feira (9/8).