CDS promove 1° encontro para discutir a gestão do Unafisco Saúde
Presidentes de várias delegacias sindicais participam da primeira reunião do CDS (Conselho de Delegados Sindicais) para discutir a gestão do Unafisco Saúde. Ao todo, 59 delegados marcaram presença no encontro,em Brasília.
Os sindicalistas aproveitaram a tarde para esclarecer dúvidas sobre a administração do plano de saúde, coparticipações, reajustes de mensalidade, entre outros assuntos. O encontro do CDS foi o primeiro reservado exclusivamente para discutir o Unafisco Saúde. A reunião foi pautada em virtude da publicação de um ofício da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), com data de dia 2 de fevereiro, que determina, no prazo de quatro meses, a separação do CNPJ do plano de saúde dos Auditores Fiscais. O pedido da ANS é amparado pelo artigo 34 da Lei nº 9.656/98, que trata de planos e seguros privados de assistência à saúde.
Segundo o órgão federal, entidades de autogestão como o Unafisco Saúde e que possuem objeto social não exclusivo relacionado à assistência à saúde suplementar devem promover a cisão de suas atividades e providenciar a mudança de seu estatuto social, sob pena de não poder funcionar, além correr o risco de alienação da carteira de beneficiários para outra operadora.
Em março, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o PL (Projeto de Lei) 7664/14. A matéria altera o art. 34 da Lei nº 9.656/98, (que trata de planos e seguros privados de assistência à saúde) permitindo a não exclusividade do objeto social para as autogestões constituídas antes da vigência dessa norma. A matéria agora tramita no Senado Federal como PLC (Projeto de Lei da Câmara) 6/2015.
O Unafisco Saúde foi representado na mesa pela diretora do plano, Maria Antonieta Rodrigues, e pela diretora-adjunta, Tânia Regina Lourenço. Ambas, responderam aos questionamentos feitos pelos sindicalistas e apresentaram dados sobre a saúde financeira da instituição. Segundo a diretora do Unafisco Saúde, o plano possui hoje aproximadamente 13 mil beneficiários.
Também participaram representantes da CTS Consultoria Atuarial, empresa que representa o Unafisco Saúde na ANS e presta assistência técnica ao plano desde 2008, fornecendo análises de mercado e também legislativas. A gerente-técnica da CTS, Meiry Helen Radomski, e a gerente atuária da empresa, Sandra Regina Odeli, apresentaram números referentes à expectativa de longevidade e sustentabilidade do plano para os próximos três anos.