CDS debate formas de centralização e consolidação da contabilidade
Desde o início deste ano, as Delegacias Sindicais precisam encaminhar ao Sindifisco Nacional o repasse das informações das prestações de contas trimestralmente. No CDS (Conselho de Delegados Sindicais), em fevereiro, foram apresentadas três alternativas para consolidação da contabilidade com a finalidade de agilizar e padronizar o envio da informação.
Na tarde desta quarta-feira (21/9), no CDS que ocorre em Brasília, os delegados se dividiram em grupos para avaliar a situação atual e também uma nova proposta. Cada delegacia poderá escolher a alternativa mais viável para sua operacionalização.
Segundo o diretor-adjunto de Administração e Finanças, Cesar Ramos até o final do ano o sistema SANKHYA, utilizado pela DEN, estará apto a receber os arquivos com as informações contábeis das DS no formato do SPED. Ainda de acordo com Cesar Ramos, há prazos para as DS enviarem a prestação de contas para a DEN e o descumprimento destes implica em aplicação automática de penalidades.
“Está previsto no artigo 90 do estatuto do Sindifisco Nacional que até o dia 25 do mês subseqüente ao trimestre as informações da prestação de contas de cada Delegacia Sindical precisam ser enviadas e consolidadas para a DEN”, ressalta Cesar Ramos.
Após o debate em grupo ficou definido o processo que cada Delegacia Sindical irá adotar dentro das quatro opções analisadas. O diretor-adjunto de administração e finanças informa ainda que ficou decidido pelo CDS que até o final deste ano não serão aplicadas as referidas penalidades por atraso durante esta fase de transição.
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2016/09-setembro/Bol1787/CDS_contas/]}