CDS aprova contas de 2014 do Sindifisco e Unafisco Saúde

O CDS (Conselho de Delegados Sindicais) aprovou, com 31 votos a favor, dois contra e 16 abstenções, as contas relativas a despesas e receitas do Sindifisco Nacional e da DEN (Diretoria Executiva Nacional) em 2014. A decisão foi tomada dia 26 de maio, em Brasília. Os delegados também aprovaram o balanço patrimonial e o orçamento da DEN e do Unafisco Saúde referentes ao exercício de 2014. O relatório foi lido na reunião pela presidente do Conselho Fiscal, Auditora Fiscal aposentada Ivone Marques.

De acordo com os dados divulgados pelo Conselho Fiscal Nacional, verificou-se superávit no saldo entre receitas e despesas do Sindifisco Nacional em 2014. As reservas do Unafisco Saúde apresentaram acréscimo no período em comparação com o ano anterior.

O presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, e o 2° vice-presidente, Mário Pinho, destacaram algumas das principais medidas tomadas pela DEN e que contribuíram para a economia de gastos efetuados pela Diretoria. Os sindicalistas citaram, entre outras ações, o controle de despesas com passagens aéreas, hospedagens e, até mesmo a substituição, de documentos em papel por arquivos digitais, medida esta que proporcionou também mais rapidez em tarefas burocráticas. "É assim, trabalhando cada vez mais em prol da redução de custos que tentamos melhorar cada vez mais o serviço prestado aos nossos filiados", disse Damasceno.

Também participaram da exposição referente aos gastos da DEN o diretor de Finanças do Sindifisco Nacional, Carlos Cathalat, a gerente de Contabilidade, Cristiane Araújo, e a contadora do plano de saúde, Raimunda Silva.

Segundo o relatório do Conselho Fiscal Nacional, das 80 DS (Delegacias Sindicais) que integram o Sindifisco Nacional, três não repassaram nenhuma documentação referente ao balanço patrimonial e contábil à Diretoria de Finanças da DEN no prazo estabelecido (31/3/15). Três das 80 DS apresentavam pendências na entrega de documentos, cinco aguardavam solução e 72 encontravam-se consolidadas. 

Durante a reunião do CDS, os delegados fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao Auditor Fiscal Francisco Paulo Favilla, que faleceu dia 25 de maio. Favilla foi diretor-secretário, diretor-adjunto de Aposentados e secretário-geral do ex-Unafisco Sindical e ex-Sindifisco Nacional entre 1993 e 1999. A cremação foi marcada para o dia 27 de maio, no Cemitério do Cajú no Rio de Janeiro.

A DEN se solidariza com familiares, parentes e amigos do Auditor neste momento de perda. 

Conteúdos Relacionados